MATÉRIAS

Projeto verão de vida

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

12 Dezembro 2017

Conheça os riscos de medidas emergenciais no verão

À medida que o fim de ano se aproxima, as academias lotam, as pistas de corrida enchem e os parques ficam abarrotados. O motivo, todo mundo já sabe: desfilar um corpo sarado na praia, clube e afins. E nessa busca desenfreada por um físico bom, as pessoas recorrem às dietas e medidas radicais. É um festival de “cortar o carbo”, pular o jantar, se entupir de termogênicos e passar o máximo de horas na academia.

Sim, este é um comportamento de compensação. Como grande parte dos indivíduos não consegue viver uma rotina saudável durante o ano todo, acaba lançando mão de extremismos quando a temperatura aumenta. Ainda que a mudança de estilo de vida seja válida em qualquer estação, para mantê-la durante os 12 meses é necessário entender que dieta não tem prazo de validade e, portanto, é preciso que ela seja sustentável na sua rotina.

O que isso quer dizer? Bom, se você aposta em uma dieta “low carb” da noite pro dia, sem nenhuma orientação, ficará difícil segui-la a longo prazo. E o resultado, sinto dizer que não é nada bom. Seu organismo se acostuma com essa quantidade de alimento e uma vez que você começar a ingerir mais calorias, seu metabolismo que já se adaptou à restrição anterior, vai estocar esse excesso e possivelmente você vai ganhar ainda mais gordura.

Outro ponto não menos importante é aumentar a intensidade e quantidade de exercícios no intuito de acelerar os resultados. Entendam: não existe mágica, nem receita, nem milagre. Treinar mais e descansar menos só vai levar o seu corpo a um estado de exaustão que, no final das contas, poderá desencadear uma lesão. Esta, por sua vez, te afastará dos treinos e, consequentemente, do seu objetivo.

Se você deseja conquistar uma boa estética corporal sem comprometer a sua saúde, procure ajuda de profissionais e tenha uma certeza: todo processo de mudança é demorado e exige uma dose alta de esforço e dedicação!

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.