DICAS

Cárdio X musculação

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

9 Janeiro 2018

O que é melhor no emagrecimento?

Embora o treino de força (musculação) esteja ganhando cada vez mais adeptos, é muito comum encontrar pacientes que buscam no exercício aeróbico a única solução para o emagrecimento. Basta reparar nas esteiras, bicicletas e escadas nas academias que você irá notar que iniciantes, principalmente aqueles com sobrepeso, dão muito mais importância ao cárdio do que à musculação.

Cientificamente falando, uma sessão de aeróbico pode queimar mais calorias do que o treino com pesos, mas esta é só uma meia verdade, sabe por quê? O treino de força é mais eficiente no ganho de massa muscular e isso não é novidade para ninguém. Neste raciocínio, quanto mais músculos, maior a queima de calorias em repouso. Em outras palavras, melhora o seu metabolismo, o que é crucial no processo de emagrecimento.

“Então devo largar os aeróbicos?” De forma alguma. As estratégias de treino precisam ser combinadas! Então, se você for acompanhado por um treinador, possivelmente ele utilizará diferentes estímulos para a melhora do físico.

Falando em cárdio, por exemplo, existem pessoas que defendem um aeróbico prolongado em uma velocidade moderada e as que optam pelos exercícios intervalados de alta intensidade de curta duração, conhecidos por HIIT. Estudos mostram que ambos têm eficiência similar com relação à perda de peso, sendo a maior vantagem do HIIT o curto período de treino (10-30 minutos). É possível que você chegue a mais uma dúvida aqui, sobre qual opção escolher. É importante que a partir de testes físicos e planejamento, seu treinador decida qual ou quais estratégias usar. O que posso lhe adiantar é: um não exclui o outro, é possível trabalhar com mais de um tipo dependendo do objetivo.

Se você me acompanhou até aqui e ainda está com aquela pulguinha atrás da orelha sobre qual é o melhor afinal de contas, posso te afirmar: nem um, nem outro. A combinação de aeróbico e exercícios com pesos previamente prescritos pelo seu personal, sem dúvida, será a opção mais indicada. Ainda assim, você pode passar horas na academia, se esforçar em cada série e dar o máximo de si a cada gota de suor, se falhar na dieta você terá se esforçado em vão. Dieta, treino e descanso sempre andarão juntos na busca por uma vida mais saudável.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.