MATÉRIAS

Dieta Detox:
moda ou ciência?

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

22 Janeiro 2018

Saiba a opinião de um especialista sobre o assunto

Emagrecimento, hipertrofia, manutenção de massa magra. Seja qual for seu objetivo, uma coisa é clara: sem dieta dificilmente você chegará lá. Uma vez que a grande maioria já se deu conta disso, inicia-se uma jornada de tentativa e erro na busca da melhor dieta. Até aqui tudo bem, é perfeitamente normal este processo de compreensão de como funciona o nosso metabolismo, e isso, meus caros, é tão individual quanto a sua digital.

É por isso que a resposta não está nas dicas de um blog ou nos produtos “detox” que você encontra facilmente no mercado. Por falar em detox, a maioria dos indivíduos adere essa dieta como forma de compensação de alguma “orgia alimentar”.

Alguns passam dias alimentando-se de sucos verdes e afins. O resultado, sem dúvida, será alguns quilos a menos na balança. E isso é bom, não é? Não nesse caso. O processo de mudança corporal não ocorre em uma semana. Dessa forma, esse peso perdido com certeza será de músculo que você perdeu ao privar seu corpo de nutrientes importantes. Em outras palavras, a sua gordura continua ali, mas a sua massa muscular tão difícil de ser conquistada, não.

“Isso significa que nenhum detox é bom?”. A boa notícia é que o detox realizado por um profissional poderá lhe trazer resultados bons e saudáveis, no entanto, não existe uma fórmula pronta, cada organismo terá sua necessidade.

Vem comigo que eu explico melhor. O termo “detox” refere-se à detoxificação do organismo, de modo que, ao substituir hábitos alimentares ruins por bons, seu corpo naturalmente passará por esta mudança saudável. E isso ocorre quando você busca suprir sua demanda nutricional em produtos não-industrializados, sem conservantes, aromatizantes, acidulantes e todos aqueles “nomões” contidos nas embalagens. Basicamente, o verdadeiro detox não está em uma dieta para secar em uma semana, mas em uma mudança de comportamento alimentar, na qual o objetivo é conquistar mais saúde com comida de verdade.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.