MATÉRIAS

Psyllium

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

19 Novembro 2018

Na prevenção de doenças cardíacas e controle glicêmico.

Falar em tratamentos alternativos pode gerar as mais variadas reações nas pessoas, sejam elas pertencentes à comunidade científica ou não. Por outro lado, muito do que era taxado de “charlatanismo”, hoje tem respaldo dos mais diversos estudos científicos. É o que acontece com abordagens que incluem – aliado a tratamentos tradicionais – o uso de substâncias naturais.

É o caso do nosso protagonista de hoje. O Psyllium – mais conhecido como um laxante – é uma forma de fibra proveniente da casca das sementes de uma planta chamada Plantago ovata. Basicamente, essa fibra absorve água no intestino e torna os movimentos intestinais muito mais fáceis. Assim, ele costuma ser usado para aliviar constipação e manter a regularidade, sem a aumentar a flatulência.

Se você acompanha meus posts por aqui, possivelmente se lembra de quando falei da importância da colônia de bactérias do bem presentes em nosso intestino. E uma das formas de manter a saúde intestinal é ingerir prebióticos, como o Psyllium.

Mas o que muitos não sabem é que essa fibra também tem uma função essencial no controle glicêmico e na saúde cardíaca. Vamos entender melhor?

O Psyllium pode influenciar a saúde do coração, diminuindo a pressão arterial, melhorando os níveis lipídicos (gordura) e fortalecendo o músculo cardíaco.

Além disso, um estudo mostrou que seis semanas de ingestão diária de Psyllium é uma forma eficaz para pessoas com obesidade ou excesso de peso diminuírem o colesterol “ruim”.

E por falar em excesso de gordura, essa fibra solúvel pode auxiliar no controle de peso, já que ela promove uma sensação de saciedade.

E não para por aí. Sabemos que pessoas com diabetes precisam ficar sempre atentas com um equilíbrio saudável dos níveis de insulina. Pesquisas sugerem que o Psyllium também pode ajudar no controle glicêmico. Em termos de evidências, um estudo descobriu que 5g de Psyllium duas vezes por dia auxiliou pacientes com diabetes tipo 2 a controlar o nível de açúcar no sangue.

Assim, existem diversas abordagens que podem beneficiar uma mesma patologia. E é esse o propósito da medicina integrativa. Vale anotar que independente da terapia adotada, a averiguação médica é fundamental.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.