DICAS

Gestação

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

7 Maio 2018

Dicas para ser uma mamãe saudável

Uma coisa é certa: a maioria das gestantes deseja ter uma gravidez saudável. Na contramão desse propósito, existem diversos mitos e crenças infundadas sobre o que é e o que não é melhor durante esse período.

É por isso que, aproveitando o Dia das Mães, resolvi fazer um post que auxilie algumas futuras mamães a fazerem escolhas mais saudáveis durante essa fase de mudanças.

Só para começar nosso papo materno, preciso esclarecer (ou pelo menos tentar) uma das principais crenças sobre nutrição nesse período: “Grávida precisa comer por dois”. Se for analisar em termos de quantidade, essa frase não poderia estar mais errada. Gestantes precisam de mais nutrientes e vitaminas? SIM! Mas para isso você não precisa dobrar seu consumo calórico. Na verdade, o recomendado é que se aumente entre 300-500 calorias por dia, do que se costumava ingerir anteriormente. Claro que a quantidade vai depender do trimestre e da individualidade da mamãe.

“Mas, doutor, eu não preciso de mais vitaminas?”. Sem dúvidas, durante a gravidez, existem substâncias fundamentais para um desenvolvimento normal do feto. Vamos conhecer algumas?

– Proteína: fundamental para garantir o crescimento adequado do tecido fetal, incluindo o cérebro. Também ajuda no crescimento do tecido mamário e uterino durante a gravidez – ele desempenha um papel no aumento do suprimento de sangue para o bebê.

– Cálcio: auxilia na construção dos ossos do bebê e regula o uso de fluidos pelo seu corpo.

Folato: também conhecido como ácido fólico, desempenha um papel importante na redução do risco de defeitos do tubo neural. São defeitos congênitos graves que afetam o cérebro e a medula espinhal do bebê, como a espinha bífida e a anencefalia.

Ferro: juntamente com o sódio, potássio e água, o ferro trabalha para aumentar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, para fornecer oxigênio suficiente para você e seu bebê.

“Ah, mas é só isso?”. De forma alguma, citei apenas as mais utilizadas, mas existe uma gama de vitaminas e minerais para garantir mais saúde para a mãe e seu bebê. São eles: cromo, magnésio, iodo, ácido pantotênico (vitamina B5), potássio, fósforo, roboflavina (B2), tiamina (B1), piridoxina (B6), zinco, vitamina B12, ácido ascórbico (vitamina C) e vitamina D.

E o que não pode? Ah sim, a lista aqui também não é pequena, não, viu? E por isso vou me reduzir a uma dica: se faz mal para a saúde de uma pessoa normal, não será diferente para uma gestante, certo? Então, substâncias como açúcar, cigarro e álcool afetarão drasticamente a gestação, podendo causar desde complicações e parto prematuro, até consequências graves ao bebê. Procure evitar o consumo de comidas cruas, como salmão e outros peixes, para evitar tanto a contaminação por bactérias como por metais pesados, como o mercúrio.

Não se esqueça: antes de incluir qualquer vitamina ou substâncias, consulte seu médico!

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.