MATÉRIAS

Açúcar de coco

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

5 Junho 2018

Doce escolha ou amarga ilusão?

Não é por acaso que estudos científicos compararam o efeito do açúcar no nosso cérebro com o da cocaína. Ele vicia, só traz malefício para a nossa saúde e, claro, mata nossa qualidade de vida pouco a pouco.

Provavelmente por isso, os adoçantes naturais parecem ser uma alternativa mais saudável e menos sofrida, para quem vive em dieta. De fato, existem versões, como é o caso dos açúcares de álcool (como o eritritol que falei no meu Instagram), que podem ser consumidas – desde que de forma controlada – tranquilamente.

Por outro lado, as opções ao açúcar de mesa são cada vez maiores, o que acaba deixando os consumidores mais confusos. Calma lá que eu vou te ajudar.

Para dar início, que tal falarmos do queridinho das redes sociais? Sim, ele mesmo, o açúcar de coco.

Uma certeza todo mundo tem desse açúcar: o preço é bem salgado. Ainda assim, a dúvida persiste: será o açúcar de coco uma substituição inteligente?

O primeiro argumento de quem defende essa substância é que nela estão presentes nutrientes e minerais, como ferro e zinco, o que teoricamente a coloca à frente do açúcar de mesa no aspecto valor nutricional. Mas o que a embalagem não conta é que para você consumir boas quantidades desses minerais, seria preciso mandar – com o perdão da palavra – goela abaixo um saco de açúcar de coco. E nesse caso, você estaria excedendo o consumo calórico diário, com certeza. Além disso, existem fontes superiores nas quais você pode adquirir esses e outros nutrientes.

Outro ponto que possivelmente será levantado é sobre o índice glicêmico. Então vamos colocá-los lado a lado: o açúcar de mesa possui IG de 60, enquanto o de coco, 54. Uma diferença sutil que pode variar de lote para lote e, claro, seu efeito também é diferente em cada indivíduo.

Além disso, costuma-se pensar que o açúcar de coco não contém frutose, mas a verdade é que ele é composto por 70-80% de sacarose, em que metade é frutose. Em outras palavras, ele oferece a mesma quantidade de frutose que um açúcar comum.

Resumindo, pessoal, não considero esta uma troca saudável, já que, consumido em excesso, o açúcar de coco pode trazer os mesmos malefícios do açúcar comum e, nem tampouco uma troca inteligente, já que o preço é infinitamente superior.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.