ARTIGOS

5-HTP

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

11 Junho 2018

Conheça esse precursor de serotonina

Não é demagogia. A sensação de bem-estar influencia o nosso comportamento em todos os aspectos. Um processo de emagrecimento, por exemplo, só funciona quando a saúde mental acompanha a física. A verdade é cristalina: tudo está interligado.

Dito isso, hoje vamos conhecer uma substância que possui um nome tão complexo quanto seus efeitos benéficos – o 5-HTP (5-hidroxitriptofano). Aminoácido produzido naturalmente pelo corpo, o 5-HTP é utilizado na produção de serotonina – um neurotransmissor popularmente conhecido por “hormônio do bem-estar”.

Não por acaso, baixos níveis de serotonina estão associados à depressão, ansiedade, distúrbios do sono, ganho de peso e outras complicações. Sabendo que o 5-HTP é convertido nesse hormônio, vamos conhecer os benefícios que ele traz à saúde?

Ação na saciedade: no processo de emagrecimento, suplementar com 5-HTP auxilia na perda de peso. Ironicamente, quando perdemos peso, a produção de hormônios que nos fazem sentir fome pode aumentar. Assim, o 5-HTP ajuda na supressão do apetite, promovendo a sensação de saciedade.

Para a depressão: é verdade que a causa exata da depressão é desconhecida. No entanto, alguns pesquisadores acreditam que um desequilíbrio de serotonina pode influenciar o humor de uma forma que leva à depressão. Embora sejam necessários mais estudos, o 5-HTP auxilia no tratamento da depressão aumentando os níveis de serotonina.

Atua no sintomas da fibromialgia: condição que traz dores nos ossos e músculos, bem como fraqueza em geral, a causa da fibromialgia ainda é desconhecida. Por outro lado, cientistas associaram baixos níveis de serotonina à doença. De fato, são necessárias mais pesquisas para compreender como o aumento do hormônio do bem-estar, através de suplementos de 5-HTP, pode melhorar tais sintomas. Ainda assim, as evidências iniciais sugerem que o aminoácido pode ajudar na diminuição de dores musculares, problemas de sono, ansiedade e fadiga.

Na redução da enxaqueca: com dores latejantes de cabeça muitas vezes acompanhadas de náuseas e visão “perturbada”, a enxaqueca tira a qualidade de vida das pessoas. Enquanto sua causa é debatida, alguns estudiosos acreditam que ela é desencadeada por baixos níveis de serotonina. Um estudo que comparou o 5-HTP com placebo, descobriu que a substância em questão reduziu 70% da frequência da dor de cabeça e o placebo apenas 11%.

Melhora do sono: o 5-HTP, como já dito, produz serotonina, que, por sua vez, pode ser convertida em melatonina – nosso hormônio do sono. Um estudo baseado em humanos mostrou que a combinação do aminoácido com ácido gama-aminobutírico (GABA) reduziu significativamente o tempo necessário para adormecer, aumentou a duração a qualidade do sono.

É sempre bom ressaltar: natural ou não, a administração de qualquer substância precisa ser feita por um especialista.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.