VOCÊ SABE COMO ESTE HORMÔNIO PODE INFLUENCIAR SEU TREINO?

O cortisol é um hormônio produzido e secretado pelas glândulas adrenais e tem grande influência no nosso dia.

As principais funções desse hormônio, quando ele está sendo liberado de forma adequada, são: manter o humor e a estabilidade emocional; aumentar a concentração de aminoácidos no fígado; aumentar a queima de gordura e ampliar estados de alerta e cognição.

Normalmente, o cortisol aumenta por causa da obesidade, estresse crônico, aumento da insulina e com treinamentos de endurance. O treinamento de endurance pode aumentar o cortisol e, por consequência, reduzir a liberação de testosterona, o que prejudicará a recuperação muscular.

Além disso, em nível elevado, o cortisol tem efeitos catabólicos (perda de massa muscular). Grandes restrições calóricas em conjunto com o endurance fazem com que a produção dos hormônios fique prejudicada e, dessa forma, influencie de forma negativa o rendimento do treino. Outro fator que influencia bastante nas alterações do cortisol é o processo de disbiose intestinal, um desequilíbrio entre bactérias boas e ruins no intestino. Esse desequilíbrio é o resultado de uma alimentação rica em açúcar e gorduras hidrogenadas e saturadas.

As mudanças no nosso estilo de vida ajudam na redução do cortisol, fazendo com que esse hormônio trabalhe a nosso favor, siga as dicas:
– pratique atividades físicas;
– durma bem;
– equilibre os hormônios sexuais e tireoidianos quando estiverem alterados;
– tenha uma alimentação com uma quantidade de carboidratos e proteínas adequadas;
– evite grandes restrições calóricas e longos períodos em jejum;
– reduza o consumo de álcool.

Sempre consulte seu médico e nutricionista para que ele possa fazer uma dieta de acordo com as suas necessidades, pois também existem alguns suplementos que podem ajudar a controlar os níveis de cortisol!