Apesar de calórico, o abacate é considerado uma fruta muito saudável!
Fonte de gorduras saudáveis, fibras, potássio, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E e vitamina K é associado a benefícios como o auxílio à saúde do coração, a contribuição com a absorção de nutrientes de alimentos de origem vegetal e o fornecimento de antioxidantes, que ajudam a proteger a visão.

MAS SERÁ QUE TEM CARBOIDRATOS NO ABACATE?
SIM! É possível encontrar pequenas quantidades de carboidratos na fruta – 8,5% da composição da fruta é correspondente aos carboidratos.

Entretanto, a maioria desses carboidratos são fibras: as fibras ocupam a maioria do teor de carboidratos (79%) do abacate. Metade de um abacate possui 4,5 g de fibras, o que é considerado muito alto. A fibra alimentar é um importante componente nutricional com muitos benefícios para a saúde. Ela pode regular o apetite, alimentar a bactéria do bem no intestino e diminuir os riscos de muitas doenças.

Já o teor de açúcar, outro tipo de carboidrato, é baixo no abacate, metade de um abacate contém 0,5 g de açúcar. Por causa do baixo teor de açúcar, espera-se que eles tenham uma pontuação muito baixa no índice glicêmico, o que significa que eles não devem aumentar muito os níveis de açúcar no sangue.

Porém, o alimento possui os chamados FODMAPs, que são carboidratos de cadeia curta. Ainda que nem todo mundo seja sensível a esses FODMAPs, eles podem provocar problemas para quem sofre com a síndrome do intestino irritável, por exemplo. Algumas pessoas não podem digerir esses FODMAPs, causando sintomas digestivos desagradáveis. Os FODMAPs podem provocar perturbação digestiva em indivíduos sensíveis, como aqueles que sofrem com a síndrome do intestino irritável.

Você sabia que o abacate possui carboidratos? Tem o hábito de consumir a fruta?