MATÉRIAS

Catabolismo e Anabolismo

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

25 Junho 2018

Entenda a diferença

Se você frequenta salas de musculação, com certeza já ouviu falar nesses termos, não é mesmo? Mas a pergunta que não quer calar é: você sabe o que são e para que servem? Me acompanha até o final que eu explico melhor.

Antes de tudo, é preciso entender que ambos os mecanismos são importantes: eles ajudam a organizar as moléculas, liberando e capturando energia a fim de manter o bom funcionamento do organismo. Enquanto o anabolismo é responsável pela construção, ocasião em que as moléculas pequenas e simples são transformadas em moléculas maiores e mais complexas, como na gliconeogênese (fígado e rins produzem glicose a partir de fonte não-carboidrato) , o catabolismo acontece quando você digere a comida e as móleculas se quebram para usar como energia. Um exemplo de catobolismo é a glicólise, processo quase inverso da gliconeogênese.

É importante ressaltar que os hormônios influenciam diretamente esses processos. Na parte anabólica, temos a ação de estrogênio, insulina, hormônio do crescimento e testosterona. Já na fase catabólica, os hormônios regentes são: adrenalina, cortisol e citocinas. Em outras palavras, qualquer desbalanço hormonal vai afetar esses mecanismos.

Mas o que isso interessa para os praticantes de treinamento de força? Bom, entender esse metabolismo pode auxiliar na construção de uma melhor composição corporal. Exercícios aeróbicos como correr e pedalar são catabólicos e os com peso (musculação), anabólicos. Isso não quer dizer que um sobreponha o outro, apenas que é preciso saber a dose exata do tipo de estímulo físico para alcançar seus objetivos.

De uma forma bem simples, porém verdadeira, é preciso deixar o ambiente, hormonal e bioquímico, propício para o crescimento e manutenção da massa muscular. E para isso é preciso de, no mínimo, três conceitos básicos: alimentação adequada, treino e descanso.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.