DICAS

Chá verde

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

04 Dezembro 2017

Um dos segredos da longevidade dos orientais

Se antes a medicina era pautada no tratamento de doenças, hoje a palavra de ordem é prevenção. Sim, a ciência evoluiu e também a conduta dos profissionais da área da saúde. Por isso, não é à toa que os três últimos meses do ano são dedicados à conscientização e prevenção do câncer.

Embora as pesquisas científicas estudem os mais diversos tratamentos para essa patologia, atualmente existe um crescente número de estudos que buscam entender formas de prevenir a instalação da doença por meio de substâncias naturais.

Um exemplo é o chá verde, muito consumido pelos orientais e que possui propriedades antioxidantes capazes de promover mais saúde e qualidade de vida.

Atualmente já é bem claro que o potencial quimiopreventivo do chá verde é proveniente das suas catequinas – especialmente a epigalocatequina galato. Os estudos mostram que o extrato de chá verde pode combater o desenvolvimento do câncer de próstata em homens que já apresentam lesões pré-malignas.

Basicamente a ação antioxidante dessa substância combate o estado inflamatório do organismo, e já sabemos que uma inflamação crônica alimenta o aparecimento de diversas doenças crônicas, como câncer, resistência insulínica e neuropatias.

Uma pesquisa publicada em 2014 na Universidade de Basel sugeriu que o chá verde tem ação positiva na memória, o que poderia ser utilizado para o tratamento e prevenção de demências.

Vale lembrar que cada composto, como esse que falamos hoje, tem ação neste ou naquele tipo de câncer. Por outro lado, é fato que consumir alimentos não-industrializados, evitar carnes processadas e incluir vegetais crucíferos (como o brócolis) em sua dieta, afastarão doenças futuras e promoverão mais saúde.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.