DICAS

CHECK-UP ENDOCRINOLÓGICO. QUANDO DEVO FAZER?

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

08 Setembro 2016

O check-up é uma avaliação da saúde do indivíduo, sem queixas aparentes, de acordo com o sexo, idade, hábitos de vida, antecedentes pessoais e familiares, riscos ambientais e profissionais.

É uma oportunidade para que, identificados riscos específicos, iniciem-se ações preventivas e acompanhamento da evolução de sua saúde. Dentre as ações preventivas em saúde incluem-se alimentação saudável, atualização da carteira de vacinação, interrupção do tabagismo, exercícios físicos regulares e a realização de exames direcionados para os riscos identificados.

Consulta médica

Imagem Meramente Ilustrativa

Dentro da endocrinologia por exemplo, o rastreamento para glicemia alterada e diabetes tipo 2 em adultos deve ser realizado a partir dos 45 anos e para aqueles que são mais jovens com determinados fatores de risco, tais como obesidade, sedentarismo, tabagismo, histórico familiar de diabetes e, nas mulheres, história de diabetes gestacional ou síndrome dos ovários policísticos.

“A deficiência de vitaina D virou uma epidemia no sul e sudeste do Brasil, e sendo assintomática, muitas vezes só em exames de check-up é que ela é identificada e tratada.”

Consulta médica

Imagem Meramente Ilustrativa

A prevenção da obesidade com a correção de maus hábitos de vida torna-se imperativo uma vez que mais de 50% dos brasileiros estão acima do peso. Para isso, é necessário uma avaliação detalhada dos hábitos alimentares, a prescrição de uma atividade físca regular, avaliação da composição corporal e definição de estratégias que melhorem a qualidade de vida e minimizem os riscos relacionados ao excesso de peso.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.