VOCÊ SENTE FOME TODA HORA?

Pode ser algo relacionado à sua ALIMENTAÇÃO ou a alguma CONDIÇÃO DE SAÚDE. A chamada fome constante pode ser causada por uma dieta rica em carboidratos, pelo aumento do estresse e da ansiedade ou por problemas de saúde, como diabetes. No entanto, é importante destacar que o aumento da fome é normal, principalmente, durante a adolescência, quando o jovem está em fase de crescimento rápido e há grandes alterações hormonais no organismo.

Veja a seguir cinco problemas que podem causar fome:

  1. DESIDRATAÇÃO: a falta de água no organismo muitas vezes é confundida com a sensação de fome. Lembre-se de beber bastante água para resolver o problema. É importante estar atento a pequenos sinais de desidratação, como ter a pele ressecada, os lábios rachados, o cabelo quebradiço e a urina muito amarela.
  2. EXCESSO DE FARINHA E AÇÚCAR: comer muita farinha branca, açúcar e alimentos ricos em carboidratos refinados como pão branco, bolacha, salgados e doces, provoca fome pouco tempo depois, porque esses alimentos são rapidamente processados, não trazendo saciedade ao organismo. Eles causam picos de glicemia, fazendo com que o corpo libere muita insulina para baixar os níveis de açúcar rapidamente do sangue. No entanto, ao reduzir a glicemia, a fome reaparece.
  3. EXCESSO DE ESTRESSE E NOITES MALDORMIDAS: estar constantemente estressado, ansioso ou dormir mal causa alterações hormonais que levam ao aumento da fome. Dois elementos que ficam desregulados são a leptina, que traz a sensação de saciedade, e o hormônio grelina, responsável pela sensação de fome. Além disso, há um aumento do cortisol, o hormônio do estresse, que estimula a produção de gordura.
  4. DIABETES: a condição faz com o açúcar no sangue esteja sempre elevado, pois as células não conseguem captá-lo para produzir energia. A sensação de fome é constante, principalmente quando a pessoa se alimenta de carboidratos, como pães, massas, bolos, frutas e doces.
  5. HIPERTIREOIDISMO: na disfunção da tireóide, ocorre um aumento do metabolismo geral, o que causa problemas à saúde, como fome constante, aumento da frequência cardíaca e perda de peso, principalmente devido à perda de massa muscular. A fome constante surge como forma de estimular o consumo de alimentos, para gerar mais energia e manter o metabolismo elevado. O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, iodoterapia ou cirurgia.

CONTROLE SUA FOME!

  • evite alimentos ricos em açúcares;
  • aposte em alimentos ricos em fibras, como farelo de trigo e aveia, verduras, legumes, frutas com casca e bagaço, e sementes como chia, linhaça e gergelim, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade;
  • coma alimentos ricos em proteínas a cada refeição;
  • consuma gorduras boas, como azeite de oliva extra virgem, castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, sementes de chia, linhaça, gergelim e peixes;
  • pratique atividade física diariamente, porque ajuda a liberar endorfinas no cérebro, hormônios que conferem uma sensação de bem-estar, relaxam, melhoram o humor e diminuem a ansiedade e a vontade de comer.

ATENÇÃO! Se os sintomas de fome constante persistirem, é importante consultar um endocrinologista para avaliar possíveis alterações hormonais ou a presença de alguma doença.