MATÉRIAS

Glutamina

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

19 Fevereiro 2018

Benefícios além do esporte

Talvez você esteja se perguntando porque falar sobre um suplemento esportivo amplamente conhecido. Também é bem provável que você acredite saber tudo o que precisa sobre a Glutamina: seu uso, seus benefícios na performance e afins.

Pois eu lhe digo: a maioria dos suplementos esportivos possui usos e benefícios pouco debatidos. É por isso que hoje falarei do lado menos conhecido da L-Glutamina. Quem vem comigo?

Como já é sabido, a Glutamina é um aminoácido, que são responsáveis por diversas funções em nosso organismo, entre elas, a construção de proteínas. Até aqui nenhuma novidade, certo?

Mas o que poucos sabem é que uma das atuações mais importantes da Glutamina é o seu papel no nosso sistema imunológico e como ela pode ser usada como tratamento coadjuvante em casos de lesões graves, queimaduras ou cirurgias. Principalmente nessas situações, uma boa imunidade é crucial para a recuperação do paciente, de modo que a deficiência de Glutamina pode comprometer o quadro.

Além disso, considerando que os intestinos configuram a maior parte do sistema imunológico, a ação benéfica à imunidade conferida por esse aminoácido está diretamente ligada ao seu papel na nossa saúde intestinal. Isso porque a Glutamina é uma importante fonte de energia para as células intestinais e imunes, que ajuda a manter a “barreira” entre o interior do intestino e o resto do corpo.

Vale lembrar que dosagem, formas de uso, bem como a inclusão do suplemento em quaisquer casos, precisam ser prescritas e avaliadas por um especialista.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.