MAIS VITAMINA D = MAIS TESTOSTERONA!

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel produzida na pele quando exposta à luz solar e sua forma ativa funciona como um hormônio no corpo.

Ocorre que, atualmente, grande parte da população mundial tem pouca exposição à luz solar, resultando em níveis baixos ou deficientes de vitamina D. Por que isso acontece? Simplesmente pelo fato de que passamos a maior parte do dia dentro de nossas casas, escritórios e veículos, fora da exposição direta aos raios UV.

Para isso, a exposição consciente à luz solar (com protetores solares) e a suplementação de Vitamina D são as alternativas mais coerentes para minimizar a deficiência dessa importante vitamina.

VITAMINA D E A HIPERTROFIA

Quando descoberta, a vitamina D era indicada tão somente para a saúde dos ossos, prevenção e tratamento do raquitismo. Ocorre que, atualmente, estudos têm demonstrado implicações mais amplas em muitos sistemas do corpo.

Entre outros, ela pode auxiliar o sistema imune através da prevenção de infecções e por sua função imunomoduladora, fortalece o sistema osteo­muscular, atua na prevenção de doenças cardíacas, previne doenças degenerativas do sistema nervoso; age preventivamente em diversos cânceres.

Todos esses benefícios para nosso organismo já podem ajudar no rendimento dos treinos na academia, mas, além disso, a Vitamina D também pode influenciar diretamente na hipertrofia!

Um importante estudo publicado pela Division of Endocrinology and Nuclear Medicine da Universidade Médica de Graz, na Áustria, confirmou que aumentar os estoques de vitamina D pode aumentar a TESTOSTERONA e melhorar outras medidas de saúde relacionadas, como a qualidade do esperma.

O mesmo estudo também descobriu uma estreita correlação entre a deficiência de vitamina D e a baixa testosterona, isto porque, quando os participantes passavam mais tempo sob o sol do verão e seus níveis de vitamina D aumentavam, também aumentavam os níveis de testosterona.

Além disso, o acúmulo de gordura abdominal pode estar ligado à deficiência de Vitamina D e, isso é péssimo para quem está buscando a hipertrofia.

Um estudo publicado pela Universidade Medical Center e Leiden University Medical Center sugere que, quanto mais gordura você carrega em torno de sua cintura, menores são os níveis de vitamina D.

Tamanha importância da Vitamina D para a Hipertrofia e, também, para o corpo que advirto a todos os meus pacientes e colegas que o exame de vitamina D deve ser incluído na lista de exames de rotina. A dosagem sanguínea é confiável para verificar suas necessidades e tem efeito preventivo tão importante quanto dosar o colesterol e a glicose.