MATÉRIAS

Metformina

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

4 Julho 2018

Emagrecimento e longevidade

“Pílula do emagrecimento: emagreça sem esforço e receba uma santa ajuda da cápsula seca tudo”. Esse, sem dúvida, é um anúncio que faz os olhos de qualquer um brilharem, não é mesmo? Ainda que saibamos que tal promessa passa bem longe da realidade.

Por outro lado, a boa notícia é que existe um medicamento, originalmente desenvolvido para o controle do diabetes tipo 2, que pode auxiliar não só no gerenciamento de peso e glicemia, mas também promover uma longevidade saudável.

Está se perguntando qual é esse remédio milagroso? Bom, seu nome é metformina e ela é considerada a primeira droga “antienvelhecimento”. Vamos conhecer alguns de seus benefícios?

Anti-aging: pela ativação da via AMPK, protege contra alguns mecanismos nocivos e promotores do envelhecimento, como glicação do DNA, função mitocondrial deficiente e inflamação crônica, estimula SIRT1, além de facilitar o reparo de nosso DNA.

Previne doenças cardiovasculares: torna menos expressiva a oxidação de moléculas de LDL (“colesterol ruim”), diminui a formação das células espumosas (macrófagos carregados de gordura que se depositam nas paredes das artérias) e ainda estimula a saída do colesterol dessas células e a inflamação causada pelas mesmas, fatores principais na instalação de placas de gorduras nas artérias (ateroesclerose).

Composição corporal: por se tratar de um regulador do metabolismo, auxilia na melhoria da composição corporal, reduzindo massa gorda e melhorando níveis de massa magra. A via AMPK quando ativada promove melhora da utilização da glicose, estimulando seu uso e não seu estoque, assim como faz com as gorduras e seu respectivo estoque. Ainda é considerada como um mimetizador (imitador) da restrição calórica, servindo de auxílio àqueles com dificuldades em seguir um planejamento alimentar.

Neuroprotetor: diminui a formação e o efeito nocivo de proteínas denominadas beta-amiloides e Tau, responsáveis pelo mal de Alzheimer. Diminui níveis da proteína alfa-sinucleina, responsável pelo mal de Parkinson, e ainda pode ajudar a diminuição da produção de dopamina em pacientes parksonianos.

Embora a metformina contribua em diversos aspectos, do envelhecimento saudável ao emagrecimento, todo fármaco só é seguro se prescrito por um especialista.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.