A MUSCULAÇÃO É A MELHOR MANEIRA PARA RETARDAR O ENVELHECIMENTO!

O processo de envelhecimento acarreta em uma perda de massa muscular natural, conhecida como sarcopenia, que tende a trazer dificuldades na rotina dos idosos. Pessoas sedentárias e que não ingerem uma quantidade suficiente de proteínas por dia podem acabar sofrendo sérias consequências com a perda dos músculos na terceira idade.

Em 2019, pesquisadores da USP avaliaram dados de 839 pessoas com 65 anos ou mais para analisar como a quantidade de músculos influencia na longevidade de cada um. Eles concluíram que o risco de mortalidade foi quase 63 vezes maior entre as mulheres com pouca massa muscular. Entre os homens com menos massa muscular, a chance de morrer foi 11,4 vezes maior.

A boa notícia é que a sarcopenia é um problema que pode ser evitado e até mesmo revertido com a prática regular de exercícios físicos. A melhor atividade para estimular a integridade e a função do aparelho locomotor são os exercícios resistidos, mais conhecidos como musculação, que ajudam a aumentar a massa muscular, melhora a circulação sanguínea e o equilíbrio.
Com uma frequência de duas a três vezes por semana, já é possível ter bons resultados. A perda da massa muscular leva o idoso a ter dificuldades de realizar tarefas básicas do dia a dia, como subir uma escada, carregar uma sacola de compras e levantar de uma cadeira. A musculação ajuda a retardar esses problemas que começam a aparecer depois dos 60 anos.

ATENÇÃO para o cuidado que todo idoso deve ter ao iniciar uma atividade física. É muito importante passar por um treino de adaptação, iniciar com cargas leves, para o corpo se acostumar com a rotina de exercícios. Sempre é bom lembrar, também, que o acompanhamento de um profissional de Educação Física é fundamental.

Então, você que pratica musculação e exercícios de resistência fica mais esse estímulo! Saiba que com esse bom hábito você traz melhorias para sua saúde a curto e longo prazo!