REFRIGERANTE VICIA?
O refrigerante é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, por pessoas de todas as idades (inclusive crianças!). Mas é preciso cuidado! Essa bebida, além de trazer grandes malefícios à saúde, pode causar dependência.
O açúcar é o único elemento natural na composição do refrigerante e está presente em quantidades enormes, podendo afetar o funcionamento de diversos órgãos, causar sobrepeso, obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Por outro lado, os refrigerantes zero açúcar e diet apresentam uma quantidade muito grande de sódio, apesar de ter um gosto mais doce que o refrigerante convencional. Isso pode gerar danos à saúde como aumento a pressão arterial e doenças renais.
O consumo de refrigerante também levanta a preocupação com a aparição de fraturas e a osteoporose, pois apresentam ácido fosfórico em sua composição, principalmente os refrigerantes a base de cola. Esse composto químico eleva a acidez o sangue e para neutralizar o corpo utiliza o cálcio dos ossos, aumentando os riscos de osteoporose.
MAS E O VÍCIO? DE ONDE VEM?
Outro elemento presente na composição dos refrigerantes, é a cafeína. E, ao contrário do que muitos pensam, a cafeína não está presente apenas para acentuar o sabor da bebida, mas sim para criar a dependência fisiológica ou até mesmo psicológica, tanto em adultos quanto em crianças. A cafeína não está presente apenas nos refrigerantes de cola, como muitas pessoas pensam. Apenas 5% dos refrigerantes vendidos atualmente em todo território americano não possui cafeína.
Outro fator que está relacionado à dependência da bebida é quantidade de açúcar. Como vimos, ele pode causar grandes problemas para a saúde, mas também contribui para o desenvolvimento do vício. Os compostos que adoçam os refrigerantes causam uma sensação de prazer no nosso cérebro, que o fazem sempre querer mais, tornando-se assim um vício para algumas pessoas.
Se você não resiste à um copo da bebida, fique em alerta! Você pode ter criado dependência! Tente evitar ao máximo até conseguir excluir de uma vez por todas o consumo de refrigerante.