Muitos atletas e praticantes de atividade física usam suplementos dietéticos diariamente. Por isso, eles estão constantemente buscando nutrientes eficazes para manter uma boa saúde e assim evitar interrupções em seus treinos.

Os ácidos graxos ômega 3 são um suplemento que tem um papel importante na busca pela hipertrofia. Veja como o uso de ômega 3 ajuda a atingir a hipertrofia muscular.

1. REDUZ A INFLAMAÇÃO: as propriedades anti-inflamatórias do ômega 3 são benéficas aos músculos, pois alteram o metabolismo proteico, aumentam a força muscular e modulam a miogênese, que é a formação do tecido muscular.

2. REGULA O METABOLISMO PROTEICO: a combinação de musculação e ingestão de proteína é conhecida por estimular ao máximo as taxas de síntese proteica muscular e também por aumentar as atividades das células satélites e a disposição. Além disso, a suplementação de ômega 3 para hipertrofia muscular demonstrou aumentar as taxas de síntese proteica muscular em pessoas jovens e idosas.

3. AUMENTA A FORÇA MUSCULAR: o ômega 3 aumenta a velocidade de condução nervosa através da modulação dos canais iônicos do sarcolema, o que, por sua vez, melhora a atividade de contração do músculo. Mesmo na ausência de treinamento de resistência realizados regularmente, tanto a força como o volume muscular podem aumentar com a suplementação de ômega 3 principalmente no caso de homens e mulheres idosas. Também exercem efeitos similares aos do estrogênio, hormônio sexual feminino, prevenindo a perda óssea em ratos ovariectomizados (que os ovários foram retirados).

4. REGENERAÇÃO MUSCULAR EM RESPOSTA A LESÕES: é considerado um potencial para alterar a ativação das células satélites que estão primariamente envolvidas na regeneração muscular em resposta a lesões, como aquelas sustentadas após exercícios de resistência – musculação.

ONDE ENCONTRAR ÔMEGA 3:

– peixes como salmão, sardinha, truta, arenque, atum, anchova;
– abacate;
– azeite;
– suplemento em cápsulas de óleo de peixe.

Lembre-se sempre de só fazer uso de suplementos sob prescrição e acompanhamento médico e nutricional!

Como está seu nível de ômega 3?