NÃO ESTABELEÇA PRAZOS. FIQUE DE OLHO NO SEU PERCENTUAL DE GORDURA!

Depois do cutting (queima da gordura), vem o bulking (ganho de massa muscular). Mas qual o momento correto para iniciar o bulking? Vem entender!

A recomendação geral é que a maioria das pessoas deveria iniciar o bulking somente quando estiverem suficientemente magras, com cerca de 10 a 12% de gordura corporal para homens e 16 a 19% para mulheres. Se seu percentual de gordura está dentro desses valores, significa que você já pode começar o bulking.

QUANTO O MAIOR O PERCENTUAL DE GORDURA, MAIS GORDURA VOCÊ GANHA FAZENDO O BULKING

Isso acontece porque quanto mais gordura, pior tende a ser a sensibilidade à insulina (acumular gordura com mais facilidade), mais estrogênio você produz (e menos testosterona), pior tende ser seu condicionamento para treinar pesado. Ou seja, quanto mais gordura corporal, mais gordura você ganhará quando começar a comer mais durante o bulking e menor será o ganho de massa muscular.

Por tanto, se você está longe de parecer magro ou definido, experimente perder qualquer peso indesejado antes de começar o bulking. Com o preparo correto, seu corpo aceitará a quantidade de comida necessária de forma muito melhor já que a maior parte dela será usada para construir massa muscular e não ser guardada em forma de gordura.

QUANDO PARAR O BULKING?

Todo bulking, por mais limpo que seja, poderá gerar algum acúmulo de gordura, pois a quantidade de comida é muito maior. Como regra geral, é recomendável permanecer no bulking enquanto você estiver tendo progresso e, ao mesmo tempo, estiver com índice de gordura corporal abaixo de 15% para homens e 20 a 22% para mulheres.

Ou seja, se você atingir esses índices, está na hora de parar e voltar para o cutting.

RESUMINDO: quanto mais gordura você adquirir, mais tempo pode ficar no bulking e menos massa muscular vai acumular a longo prazo. Volte alguns posts e vai encontrar dicas para acumular pouca gordura durante o bulking. 

Você já fez ou está fazendo bulking?