PRINCIPAL INGREDIENTE DO CLÁSSICO CACHORRO-QUENTE, SAIBA PORQUE VOCÊ NÃO DEVE CONSUMIR SALSICHA!

hot dog

O ingrediente traz consigo as vantagens de ser barato e de poder ser preparado de maneira rápida. Mas será que podemos comer a salsicha tranquilamente e à vontade? Ou o consumo de salsicha faz mal e traz perigos à saúde, devendo ser feito com cuidado?

EMBUTIDO: é formado por carne picada e condimentada e envolvida em um produto sintético ou de origem animal. Para terem maior duração, esses alimentos são modificados quimicamente. Um dos graves problemas em relação aos alimentos embutidos é o fato de eles carregarem um teor alto de gorduras saturadas, que estão associadas ao aumento dos níveis de colesterol e a elevação do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Para ter uma noção, uma porção de 100 g de salsicha apresenta 9 g de gorduras saturadas. Os embutidos como a salsicha também são abundantes em aditivos. Esses aditivos deixam o fígado sobrecarregado, devido ao fato de que o órgão não consegue eliminá-los da maneira apropriada.

SÓDIO: são encontrados 848 mg do mineral em cada porção de 100 g do alimento. Nos embutidos, o sódio é o principal ingrediente utilizado para aumentar a sua duração. Quando consumido em excesso, o sódio prejudica bastante a saúde do organismo. Ele aumenta os riscos de desenvolvimento de problemas como pressão arterial alta, retenção de água, aumento do volume sanguíneo – o que dá mais trabalho para o coração na hora de mover esse sangue e gera mais pressão às artérias –, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

CARNE PROCESSADA: a ingestão elevada de carnes processadas está ligada ao aumento do risco de desenvolvimento de uma série de doenças crônicas. A lista inclui: pressão arterial alta, doença no coração, câncer no estômago, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer no intestino.

CALÓRICA: além de todos os prejuízos já listados, ela também é um alimento calórico: existem 301 calorias em cada porção de 100 g do embutido. Estar acima do peso não é um bom sinal para a saúde e está associado a problemas de saúde como diabetes, pressão arterial alta, doença no coração, derrame, câncer, apneia do sono, osteoartrite (condição que causa dor e rigidez nas articulações), doença hepática gordurosa, doença crônica nos rins e problemas na gravidez, como pressão alta, níveis altos de glicose no sangue e resistência à insulina. Se levarmos em conta que raramente a salsicha é consumida desacompanhada e que costuma aparecer ao lado de pães brancos, queijos, batata palha, maionese, ketchup e outros molhos, não fica difícil concluir que esse número aumenta ainda mais.

Você tem o hábito de comer salsicha?
Se tem, vai continuar comendo?