FIQUE ATENTO!

Será que é normal nos sentir cansados, sonolentos, com a pele seca, os olhos inchados e lentos física e mentalmente com frequência? Esses sintomas que parecem mais um estado diário devido a uma rotina estressante pode ser sinais de hipotireoidismo – que significa baixo nível do hormônio tireoidiano. O diagnóstico dessa doença nem sempre é fácil, pois seus sintomas podem se manifestar de forma semelhante em doenças como anemia e depressão.
A glândula tireoide é responsável pela produção dos hormônio T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina) que regulam o metabolismo, ela está localizada nos pescoço, logo abaixo da laringe. A função da tireoide é controlada pela hipófise, glândula localizada no cérebro, responsável pela produção do hormônio TSH, que induz a tireoide a produzir T3 e T4.

O hipotireoidismo é a doença mais comum relacionada à tireoide e significa que o corpo possui pouco hormônio tireoidiano. A doença de Hashimoto é uma das causas mais comuns de hipotireoidismo, pois o sistema imunológico ataca e danifica a tireoide, impedindo a produção de hormônio tireoidiano suficiente.
A falta do hormônio tireoidiano pode acarretar no coma mixedematoso – queda da temperatura corporal e lentidão de todas as funções do organismo. O hipotireoidismo pode afetar o coração e ossos além de influenciar no peso corporal e também no metabolismo.

Se você tem um ou mais dos sintomas acima procure seu médico para investigar esses sintomas. Por isso a importância dos exames de rotina, os famosos check up!

Como já dizia o ditado: é melhor prevenir do que remediar!