A termogênese é um processo metabólico em que corpo queima calorias para produzir calor. Vários fatores induzem a termogênese no nosso corpo, incluindo exercício físico, dieta e temperatura ambiente.

A termogênese promove a perda de peso porque aumenta a queima de calorias do corpo. Embora induzir a termogênese possa ajudá-lo a queimar mais calorias, uma dieta de baixa caloria e atividade física regular são indispensáveis para que você possa perder peso com eficácia. A boa notícia é que você pode aumentar efetivamente a queima de calorias estimulando a termogênese em seu corpo. Veja agora como utilizar a termogênese em favor da perda de peso.

Você pode induzir a termogênese de três formas: 

  • pelo exercício físico;
  • pelas baixas temperaturas;
  • pela dieta.
  1. TERMOGÊNESE ATIVADA PELO EXERCÍCIO: durante o exercício físico, as células musculares queimam muitas calorias com o intuito de fornecer energia para a contração muscular. Embora a maior parte da energia vá para impulsionar esta contração, uma quantidade considerável da energia é “perdida” em forma de calor. Este processo termogênico é a razão pela qual sua temperatura corporal aumenta durante o seu treino físico e por isso você começa a transpirar. Quanto mais você se exercita, mais energia é liberada como calor. Muito embora o principal efeito de queima de energia do exercício ainda seja a contração muscular real, você queima uma quantidade considerável de calorias como calor e quanto mais calorias você queima, mais peso você irá perder!

 

  1. TERMOGÊNESE ATIVADA POR BAIXAS TEMPERATURAS: nossa temperatura corporal é regulada pelo hipotálamo. Este “termostato” interno recebe sinais de receptores ao redor do corpo que detectam a temperatura corporal. Quando a temperatura do corpo começa a cair, por exemplo, em resposta a temperaturas frias, o hipotálamo envia um sinal para os músculos se contraírem. Estas contrações musculares, ou tremores, ajudam a produzir calor e aquecer o corpo. Assim, expor-se a um clima frio pode impulsionar seu metabolismo através da termogênese. Porém, são vários os fatores além da temperatura que irão decidir quantas calorias extras você pode realmente queimar com a termogênese induzida pelo frio. Por exemplo: quanta gordura corporal você está carregando atualmente, quanto de massa muscular você tem e quantas camadas de roupas que você está vestindo.

 

  1. TERMOGÊNESE ATIVADA PELA DIETA: as substâncias termogênicas estão naturalmente presentes em vários tipos de alimentos. Um estudo publicado no International Journal of Obesity em 2005 relata que comer ingredientes termogênicos pode aumentar de 4 a 5% o seu metabolismo e queimar de 10 a 16% de gordura presente no corpo. Os principais alimentos termogênicos são: PIMENTA, GENGIBRE, CHÁ VERDE, CANELA e ÓLEO DE COCO!

Lembre-se, nenhum destes métodos irá funcionar sem a combinação da prática de exercícios e alimentação equilibrada.