ENTENDA MAIS SOBRE O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

Uma boa alimentação e o ritmo de treino que busca uma maior intensidade, são fatores fundamentais para os praticantes de musculação que visam o aumento e definição dos músculos. Mas não são os únicos! Diversas substâncias podem estimular, de maneira natural, o crescimento e acelerar o processo, visando assim o crescimento das fibras musculares.

Uma dessas substâncias é o GH (acrônimo para Growth Hormone, ou hormônio do crescimento, em inglês). Ao todo, estima-se que mais de 190 aminoácidos estão contidos neste hormônio, e sabe-se que mais de 70% de GH é secretado por células.

GH E O GANHO DE MASSA MUSCULAR

Este hormônio estimula:

• crescimento;
  • reprodução de células;
  • regeneração de células.

Tanto em seres humanos quanto em animais, ele aumenta a concentração de glucose e de ácidos de gordura magra.

É produzido naturalmente do nosso corpo, a partir da glândula hipófise, situada na base do nosso cérebro, e é fundamental para o crescimento do corpo. A baixa produção do GH pode levar a doenças como o nanismo e o mal funcionamento de alguns órgãos, e o seu excesso também pode provocar o crescimento exagerado de pés, mãos e outras partes do corpo, causando acromegalias.

Como dissemos, o GH é produzido primariamente pela glândula hipófise, e sua secreção passa pela corrente sanguínea como um todo, pode-se dizer que o GH para ganho de massa muscular tem uma função anabólica, ou seja, do crescimento e do desenvolvimento dos tecidos.  A sua produção pode ser facilmente estimulada, seja pela prática de exercícios físicos regulares, seja por manter uma boa rotina de sono.

Entre os outros benefícios do GH podemos citar:

• Uma maior produção de GH leva a uma maior queima de gordura corporal;
  • A massa muscular se mantém por mais tempo;
  • Favorece o crescimento dos músculos;
  • Propicia uma manutenção da densidade óssea, evitando doenças comuns aos ossos na velhice;
  • Pode ser utilizado, de forma sintética, em pessoas que tem problemas relacionados com o crescimento, como a Síndrome de Turner (doença relacionada com a baixa estatura nas meninas e com problemas na puberdade relacionados ao desenvolvimento;
  • Pode ser usado para combater a insuficiência renal crônica;
  • É utilizado no caso de Síndrome de Prader-Willi, doença que causa composições corporais profundamente anormais;
  • Também utilizado Síndrome de Noonan (que causa aparência facial dismórficas e deformidades no peito) e deficiência do Hormônio do crescimento em adultos.

Mas a administração do hormônio do crescimento para ganho de massa muscular também pode levar a alguns efeitos colaterais, como:

• Dores nos nervos, nos músculos ou nas articulações do corpo;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Altos níveis de colesterol;
  • Edemas e inchaços em diversos tecidos, como os dos braços e pernas;
  • Aumento de tecido mamário nos homens;
  • Aumento da resistência à insulina;
  • Possibilidade de desenvolver diabete tipo 2;
  • Aumento de chances de doenças cardíacas.

Você conhecia o hormônio do crescimento?