ARTIGOS

Selênio

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

05 Janeiro 2018

Conheça os benefícios deste mineral

Uma vez que já se sabe a importância da dieta e do exercício físico para uma longevidade saudável, é preciso entender o papel de algumas vitaminas e minerais na prevenção de doenças, bem como em um estado pleno de saúde.

Por isso, hoje falaremos de um mineral essencial que participa de processos fundamentais em nosso organismo, como metabolismo e função tireoidiana.

Os benefícios do selênio – encontrado em grandes quantidades na castanha-do-pará – estão diretamente associados ao seu potencial antioxidante. Como se sabe, os antioxidantes combatem o excesso de radicais livres e protegem nosso corpo do estresse oxidativo.

Já é cientificamente comprovado que o dano oxidativo causado nas células combinado a uma inflamação crônica provocam o surgimento de diversas doenças, como: câncer, Alzheimer e doenças neurodegenerativas, mal funcionamento da tireoide, doenças cardíacas, entre outras. Vamos entender como o selênio atua em algumas patologias?

Bom, este mineral possui a capacidade de reduzir o dano celular, estimular o sistema imune e ainda destruir células cancerosas. Um artigo analisou 69 estudos sobre o tema e descobriu que altos níveis de selênio no sangue podem combater alguns tipos de câncer, como o de mama, de pulmão, de cólon e de próstata.

Além disso, o selênio diminui os marcadores de inflamação no organismo, o que caracteriza um dos principais fatores de risco de doença cardíaca. Foi o que confirmou uma análise de 25 estudos, em que o aumento de 50% dos níveis de selênio no sangue foi associado a uma redução de 24% na doença arterial coronariana.

Sabendo da participação essencial da tireoide em diversos processos em nosso corpo, não é exagero dizer que seu bom funcionamento determina o nosso estado de saúde em geral. E é nesse ponto que o protagonista deste artigo pode auxiliar. O selênio protege a tireoide contra o dano oxidativo, prevenindo doenças como hipotireoidismo e tireoidite autoimune. E mais, alguns estudos mostraram que a suplementação com esse mineral pode beneficiar pacientes já diagnosticados com a doença de Hashimoto.

Vale lembrar que as fontes para obtenção dessa substância, seja através da dieta ou de suplementação, precisam ser indicadas por um especialista.


Referências [estudos citados]: 1. Cai, Xianlei, et al. “Selenium exposure and cancer risk: an updated meta-analysis and meta-regression.” Scientific reports6 (2016): 19213. 2. Flores-Mateo, Gemma, et al. “Selenium and coronary heart disease: a meta-analysis–.” The American journal of clinical nutrition 84.4 (2006): 762-773.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.