A PRINCIPAL FONTE DA VITAMINA É DE ORIGEM ANIMAL!
A vitamina B12 é um nutriente essencial praticamente inexistente em alimentos de origem vegetal. Também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 é solúvel em água, por isso precisa ser reposta diariamente. A B12 atua no desenvolvimento das hemácias (células vermelhas do sangue), na manutenção dos nervos e na função cerebral.
O problema é que a principal fonte desse grupo vitamínico é de origem animal, assim, vegetarianos e veganos devem recorrer à suplementação! Ela é encontrada principalmente em peixe, carne, produtos lácteos e ovos. No entanto, a B12 presente nos ovos é de baixa biodisponibilidade (pobre absorção).
A dose diária recomendada varia entre 2.4 microgramas (a partir dos 14 anos de idade), 2.6 microgramas (em mulheres grávidas) e 2.8 microgramas (na amamentação), no entanto alguns pesquisadores apontam uma necessidade maior, de 6 a 10 microgramas diários.
SINAIS DE DEFICIÊNCIA
Os sinais, sintomas e riscos associados com deficiência de B12 incluem:
- fraqueza;
- fadiga;
- memória e capacidade de aprendizado prejudicados;
- dormência, formigamento, falta de coordenação motora, alterações visuais;
- anemia;
- possíveis ligações com mal de Alzheimer, complicações vasculares e doenças cardíacas.
DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA DA VITAMINA B12
Um exame de sangue consegue detectar a deficiência da vitamina com precisão. Anemia, glóbulos vermelhos grandes (macrocitose), B12 baixa e homocisteína elevada selam o diagnóstico.
SUPLEMENTOS DE VITAMINA B12
A suplementação é feita com doses variando entre 125 a 2.000 microgramas, de preferência por via sublingual. Em casos de deficiência severa, a reposição é feita por via injetável. A suplementação pode se prolongar por vários anos.
Você é vegetariano ou vegano?
Consulte seu médico e nutricionista para saber se precisa repor a vitamina!