O magnésio é um dos minerais mais importantes para a saúde do corpo, e ele pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, ou seja, a glicemia. Segundo um estudo recentemente realizado na Universidade de Palermo, na Itália, casos de diabetes de tipo 1 e de tipo 2 estão geralmente associados à deficiência de magnésio no corpo.

Além de estar presente em diversas reações no organismo, o magnésio desempenha papel importante na FORMAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES. Sua deficiência no corpo causa problemas na contração muscular, nas funções cerebrais, na produção de energia e sono em excesso. Em casos mais graves, pode até aumentar o risco de morte por doenças cardíacas.

MAGNÉSIO X AÇÚCAR NO SANGUE

A deficiência de magnésio no organismo está associada à resistência à insulina. Portanto, a falta desse mineral aumenta o risco de diabetes, em especial o de tipo 2, em que a causa da glicemia alta decorre de um fenômeno conhecido como resistência à insulina.

Além disso, a baixa concentração de magnésio resulta na deficiência da tirosina-quinase, as proteínas responsáveis pela fosforilação de substratos proteicos, como por exemplo, enzimas. Por isso, considera-se a suplementação de magnésio, bem como a inserção de alimentos ricos no mineral no dia a dia, como uma forma de reduzir o risco de diabetes.

Sendo assim, o aumento da presença do mineral na corrente sanguínea ajuda no controle da resistência à insulina e reduz o risco de diabetes.

QUANTO MAGNÉSIO DEVO INGERIR?

Em suma, acredita-se que devemos consumir, aproximadamente, 300 mg/dia desse mineral. No entanto, a suplementação não deve ser feita sem a indicação e o acompanhamento médico.

OUTROS BENEFÍCIOS DO MAGNÉSIO

– Melhora do sono;
– Alívio dos sintomas da TPM;
– Combate a sensação de fadiga;
– Fortalece os ossos e os músculos;
– Protege a saúde do sistema nervoso.

ALIMENTOS RICOS EM MAGNÉSIO

– Oleaginosas;
– Chocolate amargo;
– Folhas verdes escuras
– Banana;
– Salmão
– Abacate;
– Aveia;
– Figo;
– Feijão.

Você sabia dessa relação da carência de magnésio e o excesso de açúcar?
Esses alimentos fazem parte da sua alimentação?