Talvez você não saiba, mas o estresse e o ganho de peso estão completamente relacionados. Isso ocorre porque, quando estamos tensos, o corpo libera cortisol — hormônio que desregula o controle de apetite e aumenta as células de gordura.

Sabe aquela vontade de descontar o dia estressante em uma barra de chocolate? Pois é… Esse hábito tão comum tem muito a ver com os níveis irregulares de cortisol no organismo.

MAS… QUAL A RELAÇÃO ENTRE O ESTRESSE E GANHO DE PESO?

Quando somos submetidos a momentos de tensão, como jornadas cansativas de trabalho ou noites de sono mal dormidas, nosso corpo emite um sinal de alerta para o cérebro. Este, imediatamente, aumenta a produção de cortisol (o hormônio do estresse), e de adrenalina.

É importante destacar que o cortisol é uma importante substância, que ajuda a manter a pressão sanguínea em dia e auxilia nos processos anti-inflamatórios do corpo. Entretanto, em excesso, ele é muito prejudicial à nossa saúde.

O grande problema é que, quando estamos estressados, o corpo entende que precisa de energia. Para gerar a força, o cortisol diminui a queima de calorias, multiplica as células de gordura e transforma glicogênio ou tecido muscular (massa magra) em glicose.

Quando este estado de alerta termina, o nosso organismo pede uma “recompensa”. E é aí que entram os chocolates, hambúrgueres e outros alimentos calóricos. Além do cortisol, a adrenalina também é afetada, o que pode comprometer o sono e gerar um ciclo vicioso de estresse e ganho de peso.
O resultado disso tudo são alguns ponteiros a mais na balança, além de uma predisposição a desenvolver doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.

COMO REVERTER O QUADRO DE ESTRESSE E AUMENTO DE PESO?

Para diminuir os ponteiros da balança, o primeiro passo é identificar o problema. Se você percebeu que o estresse está afetando o seu apetite, chegou a hora de mudar alguns hábitos em seu dia a dia. Obviamente, o primeiro passo é tentar levar uma vida mais calma e tranquila. Procure dormir melhor e considere pedir ajuda psicológica.

Depois, você pode tentar as seguintes dicas:

– coma devagar e mastigue bem: desse modo, você se sentirá saciada mais rápido e evitará problemas gastrointestinais;
– tente substituir guloseimas por alimentos mais saudáveis: comece aos poucos, trocando os biscoitos recheados pelos integrais, por exemplo;
– procure fazer atividades que te relaxem: pode ser uma caminhada, cinema, conversa com amigos, enfim… arrume uma forma de se distrair;
– tente dormir melhor: vá para a cama uma hora mais cedo e deixe o celular e a televisão de lado minutos antes de dormir;
– procure fazer uma atividade física: sabemos que no início é difícil, mas, aos poucos, você verá como ela poderá aliviar o seu estresse e ainda ajudar a emagrecer.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe com que também precisa dessas dicas!