MATÉRIAS

Suplementos termogênicos

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

9 Abril 2018

Preciso deles?

Se alguém disser que existe um comprido capaz de promover o emagrecimento sem que você precise sair do conforto do sofá, você irá, no mínimo, desconfiar, certo?

Ainda assim, existem muitos produtos no mercado de suplementos esportivos que propagam essa promessa e conquistam muitos consumidores ávidos por acelerar seus resultados.

É o caso dos suplementos termogênicos, apelidados de fat-burners (queimadores de gordura), que ficaram populares devido à sua capacidade de acelerar o metabolismo, aumentando o gasto energético.

Em geral, esses suplementos trazem em sua composição estimulantes, como a cafeína, já que ela libera um hormônio catabólico com potencial lipotrófico (queima mais godura), chamado adrenalina. Além disso, esses estimulantes podem ser uma boa estratégia para melhorar o desempenho no treino.

Se até aqui você está considerando incluir essas substâncias em sua rotina, por favor, me acompanhe até o final do post.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que nenhuma substância, mesmo aquelas com propriedades que facilitam o emagrecimento, funciona de forma isolada. Não existe – pelo menos até o o momento – uma pílula mágica que faz com que você perca gordura sem se mexer. Portanto, se você usa termogênico na espera de um milagre, é bom que se sente confortavelmente, porque a espera será eterna.

“Mas, doutor, estou perdendo peso usando termogênico?”. Lembre-se que peso não é a medida mais confiável de se mensurar a sua composição corporal, é preciso saber se o seu peso reduziu pela perda de gordura ou de massa magra (músculo).

Além disso, existem contra-indicações para esses produtos que precisam ser levadas a sério. Alguns desses suplementos são estimulantes cardíacos e do sistema nervoso central, de modo que não devem ser consumidos por pessoas com hipertensão, cardiopatias, ansiedade, pânico, insônia, entre outros. Para se ter uma ideia da seriedade do problema, alguns desses produtos foram proibidos em alguns países, inclusive no Brasil, devido a relatos de complicações sérias, até mesmo fatais.

“Então, o que posso tomar para emagrecer?”. Com o perdão da sinceridade, toma jeito. Isso, sim, funciona. Assim como tomar gosto por uma vida mais saudável e por uma alimentação equilibrada. Porque a dura verdade é que não existe imediatismo nesse processo, mas constância, persistência e o acompanhamento de bons profissionais.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.