MATÉRIAS

O DIABETES NA GRAVIDEZ

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

19 Setembro 2016

O diabetes mellitus na gravidez ( também conhecido por diabetes mellitus gestacional ) é uma complicação metabólica mais freqüente na gestação, podendo se desenvolver entre 3 a 25 % das gestantes.

A gestação é um fator predisponente para o desenvolvimento de diabetes em maior ou menor proporção, dependendo de características hereditárias, etnia, etc. Alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento desta condição, como idade acima de 35 anos, excesso de peso ou ganho de peso durante a gravidez atual, história familiar de diabetes em pacientes de primeiro grau, antecedente de gestação com feto grande para a idade gestacional (macrossomia fetal), síndrome dos ovários policísticos e baixa estatura.

 

Imagem

meramente ilustrativa

“Muitas pacientes desenvolvem a doença durante a gestação e, reverter a doença após o nascimento do bebê, mas algumas permanecem com o diagnóstico de diabetes.”

Na primeira consulta após descoberta a gravidez normalmente é realizada uma dosagem de glicemia de jejum. Se esta for maior ou igual a 126mg/dl, tem-se o diagnóstico de diabetes mellitus pré-gestacional, ou seja, a paciente já tem o diagnóstico de diabetes e este não foi causado pela gestação. Caso essa dosagem de glicemia esteja entre 92 e 126, é feito o diagnóstico de diabetes gestacional. Pacientes com glicemia de jejum na primeira consulta pré-natal abaixo de 92 mg/dl , a gestante será reavaliada entre a semana 24 e 28 da gravidez. Essa reavaliação é feita com o teste de sobrecarga de glicose ou de tolerância oral à glicose (TTOG). A paciente colhe uma nova glicemia de jejum, ingere 75 gramas de glicose, e repete a coleta com 60 e 120 minutos. Os valores do teste de confirmam o diagnóstico de diabetes gestacional são (jejum = 92, sessenta minutos = 180 e 120 minutos=153 mg/dl)

image of anabolic steroids

meramente ilustrativa

Feito o diagnóstico, o tratamento a ser instituído constitui a terapia nutricional, atividade física quando possível, e insulinoterapia para alguns casos. As metas de bom controle para uma gestante com diabetes são, para a glicemia de jejum : até 95 mg/dl, glicemia de 1 hora após as refeições : até 140 mg/dl , e glicemia de 2 horas após as refeições : até 120 mg/dl. Outro exame realizado para seguimento de bom controle é a dosagem da hemoglobina glicada A1c, que reflete a médica glicêmica nos últimos 90 dias. Para o diabetes mellitus gestacional, a meta é de 6.0%.

É importante reforçar que até o momento, não há recomendação para que se utilizem outras medicações para o tratamento do diabetes mellitus gestacional que não seja a insulinoterapia.

Fonte: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.