MATÉRIAS

Alimentos Integrais

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

15 Agosto 2018

Alimentos Integrais

Você precisa de um bom motivo para continuar comendo macarrão, pão e arroz? Se esses 3 alimentos estiverem cheios de grãos integrais, com certeza não há motivo para se preocupar.

Uma pesquisa divulgada em novembro de 2017 pelo National Food Institute (NFI) da Technical University of Denmark (DTU), confirma o que mais se pensa: os grãos integrais têm enormes benefícios para a saúde e são uma opção muito melhor do que os grãos refinados.

O novo estudo, que envolveu 50 adultos com sobrepeso, testou os efeitos de uma dieta rica em grãos integrais e outra rica em grãos refinados. Os envolvidos foram divididos em dois grupos, e cada grupo foi submetido a uma das dietas. Depois de oito semanas seguindo rigorosamente a dieta, eles retomaram os seus padrões alimentícios anteriores.

Os resultados foram significativos. Consumir alimentos ricos em grãos integrais ajudou a reduzir inflamações no corpo e também a diminuir o número de doenças e lesões.

Os alimentos integrais também parecem mais satisfatórios (nos deixam mais “cheios”), de acordo com os “diários de alimentação” que cada pessoa fazia. As pessoas que estavam em uma dieta de alimentos derivados de grãos refinados comeram muito mais do que aquelas que mantiveram a sua dieta apenas baseada nos grãos integrais.

“Nossa análise confirmou que há uma base científica sólida para a recomendação alimentar de comer cereais integrais”, diz Tine Rask Licht, co-autor do estudo e professor do Instituto Nacional de Alimentos da Dinamarca.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.