NOVIDADES

CÂNCER DE TIREOIDE: ANVISA APROVA NOVO MEDICAMENTO

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

09 Setembro 2016

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro de um novo medicamento para pacientes com câncer de tireoidediferenciados: carcinoma papilífero, carcinoma folicular ou carcinoma de célula de Hürthle. Trata-se da medicação Lenvima® (mesilato de lenvatinibe).

A nova droga trata doenças raras, como é o caso destes carcinomas. Por isso, teve sua análise priorizada pela Anvisa. Ela é indicada para pacientes adultos em estado avançado ou metastático da doença, e que são resistentes à radioiodoterapia.

 

Levima® 4mg

Imagem Meramente Ilustrativa

Tipos de Câncer:

 

  • Papilífero: Esse é o tipo mais comum e está presente em cerca de 80% dos pacientes com câncer de tireoide. Afeta duas vezes mais as mulheres entre 30 e 50 anos. Geralmente cresce muito lentamente e muitas vezes se espalha para os gânglios linfáticos no pescoço. Espalhar para os pulmões ou ossos é raro.
  • Folicular: Responsável por cerca de 10 a 15% dos casos é o segundo tipo mais comum de câncer da tireoide. Também afeta mais as mulheres do que os homens entre os 40 e 50 anos. Não é comum se espalhar para os linfonodos. Porém, pode avançar para os pulmões ou ossos. Se for detectado enquanto o tumor é pequeno e confinado à tireoide, a taxa de cura total é alta (quase 95% em pacientes jovens). A taxa de cura diminui ligeiramente em pessoas mais velhas.
  • Célula de Hürthle: É considerado um tipo de carcinoma folicular. Ele é responsável por cerca de 3% dos cânceres da tireoide. É o mais difícil de ser detectado e tratado, pois é menos provável que absorva o iodo radioativo usado no tratamento.

As informações acima possuem caráter meramente informativo sem qualquer conflito de interesse com as indústrias farmacêuticas sitadas no texto.

Quer receber outras novidades como está? Inscreva-se agora mesmo.