MATÉRIAS

Corpo são, mente sã

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

20 Novembro 2017

Exercite os músculos e fortaleça sua saúde cerebral

Você já deve estar cansado de ouvir que “praticar exercícios regularmente é fundamental para a saúde em geral”. Mas, considerando os diversos sistemas de nosso corpo, não é exagero dizer que ainda há muito para se descobrir acerca dos benefícios da atividade física sobre todos os aspectos da nossa saúde. Um bom exemplo, que vem sendo cada vez mais explorado no campo científico, é a relação cérebro e exercício. Qual a intensidade e quais modalidades são capazes de estimular positivamente a saúde cerebral?

Bom, em uma visão macro, pode-se dizer que se exercitar melhora a nossa capacidade cognitiva, aumentando a concentração, memória e promovendo a regeneração celular.

E por falar nisso, um dos desafios dos cientistas tem sido compreender a fundo como o exercício é capaz de estimular a reconstrução de organelas que se deterioraram no processo de envelhecimento.

Um estudo publicado em março deste ano na Cell Metabolism fez um grande avanço ao encontrar que, exercícios aeróbicos e precisamente os intervalados de alta intensidade, como ciclismo e caminhada, contribuíram significativamente para um aumento na produção de proteínas nas mitocôndrias (organelas responsáveis pela produção de energia) e ribossomos, interrompendo o envelhecimento em nível celular.

É importante lembrar que de nada adianta se exercitar regularmente e não ter uma rotina dietética adequada ao seu perfil metabólico. O papel do alimento que ingerimos é tão importante quanto estar sempre movimento.


Referências: Matthew M. Robinson, Surendra Dasari, Adam R. Konopka, Matthew L. Johnson, S. Manjunatha, Raul Ruiz Esponda, Rickey E. Carter, Ian R. Lanza, K. Sreekumaran Nair. Enhanced Protein Translation Underlies Improved Metabolic and Physical Adaptations to Different Exercise Training Modes in Young and Old Humans. Cell Metabolism, 2017; 25 (3): 581 DOI: 10.1016/j.cmet.2017.02.009

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.