MATÉRIAS

HMB

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

26 Fevereiro 2018

No ganho de força e massa muscular

Aqui entre nós: quantas vezes você – induzido por um funcionário que sabe vender o peixe – entrou na loja de suplementos e saiu com a sacola cheia de produtos, que você (lá no fundo) não sabe muito bem para que servem? Pode ficar tranquilo que não estou aqui para apontar ou julgar, mas do lado de cá da mesa, acabo recebendo pacientes ou escutando pessoas que já passaram ou passam por isso.

E é exatamente por isso que me dedico a esclarecer dúvidas e (por que não?), acabar com alguns mitos que “contaminam” o universo de suplementos esportivos.

O escolhido de hoje não é o mais popular dessa “turma” e, de fato, existe uma certa controvérsia e discordância entre alguns estudos, mas se usado corretamente pode, sim, trazer alguns benefícios.

O HMB, sigla para beta-hidroxi-beta-metilbutirato, é um aminoácido produzido através do metabolismo da leucina. Assim como muitas substâncias, ele é produzido pelo nosso organismo (sintetizado no fígado e músculos) e encontrado em alimentos, como peixe, frutas cítricas, milho, leite, etc.

Espera aí, se meu corpo produz e eu posso ingeri-lo através da dieta, por que aumentar o consumo com suplementos? Bom, essa é uma pergunta que seu médico deverá responder, mas é fato que qualquer suplemento só será acrescentando em um plano nutroterapêutico quando houver necessidade – e isso, pessoal, não será decidido dentro de uma loja de suplementos.

Quanto aos benefícios, posso destacar alguns:

– Diminui o catabolismo: pois reduz a proteólise muscular (quebra de proteína), preservando a massa muscular, o que resulta em ganho de força;

– Melhora o processo de hipertrofia muscular: através do aumento de síntese proteica e melhor ativação da transcrição de mTOR;

– Aumento de massa magra e da funcionalidade em idosos e pessoas sedentárias: a melhora na força e no anabolismo proteico pode ser aproveitada não só por atletas ou jovens, estes benefícios também são de grande valia, principalmente, na melhor idade.

Depois dessas “vantagens” que falei sobre o HMB, você deve estar lutando contra a vontade de correr para a primeira loja de suplementos. Então aqui vai um conselho médico: assim como diversos suplementos e outros compostos, ingerir doses erradas/elevadas pode trazer efeitos colaterais indesejáveis, de modo que a avaliação de um médico (que entenda do assunto) é insubstituível.

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.