ARTIGOS

IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D PARA A SAÚDE

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

09 Setembro 2016

O conceito popular de que vitaminas fazem bem a saúde é verdadeiro, especialmente no que se refere a vitamina D, pois nós endocrinologistas a consideramos não só uma vitamina e sim, um hormônio.

Ao contrário das outras vitaminas, o colecalciferol, mais conhecido como vitamina D, não tem como fonte principal a dieta pois menos de 10% das necessidades diárias dessa vitamina provém dos alimentos. Na verdade, a vitamina D é naturalmente produzida na pele. No entanto, essa produção depende da exposição solar, uma vez que os raios ultravioleta promovem uma reação na epiderme (pele) originando o colecalciferol que posteriormente sofre conversão no fígado em calcidiol que  finalmente é convertido em calcitriol no rim, hormônio metabolicamente ativo.

 

Complexo de Vitamina D

Imagem meramente ilustrativa

O estilo de vida moderno, baseado no trabalho e convívio diário em ambientes fechados impede naturalmente a exposição solar. Além disso, o uso de protetor solar e outras medidas de prevenção para doenças como o câncer de pele tem propiciado uma epidemia mundial de  deficiência de vitamina D. Entretanto, níveis de vitamina D adequados são fundamentais para o metabolismo ósseo, uma vez que esse hormônio é responsável pela absorção intestinal de cálcio e fósforo. Ou seja, em sua atuação final é indispensável para a mineralização e formação de arquitetura óssea de boa qualidade, ajudando por exemplo a prevenir  a osteopenia e  a osteoporose.

Nos últimos anos, uma série de artigos e estudos sobre a vitamina D colocam em destaque os benefícios relacionados a uma adequada suplementação desse hormônio. Possivelmente, a vitamina D tem múltiplas ações no organismo, uma vez que temos receptores para esse hormônio no corpo todo. Estudos sugerem que níveis adequados da vitamina D podem estar relacionados a prevenção de alguns tipos de cânceres, obesidade, diabetes, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares e autoimunes, também atuando na melhora da imunidade e reduzindo o risco de desenvolver demência.

“Pesquisas demonstram que a vitamina D ajuda a regular a produção de adrenalina e dopamina no cérebro e impede a depleção de serotonina. Por essas razões, sua deficiência poderia implicar em maior risco de depressão e alteração do humor.”

Capsulas de Vitamina D

Imagem meramente ilustrativa

Um artigo recentemente publicado na respeitada revista americana The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM, February 2016) concluiu que altas doses de vitamina D reduzem significativamente a ativação das células T CD4, comprovando a influência da vitamina D sobre o sistema auto-imune e sugerindo que pacientes com doenças autoimunes tais como diabetes do tipo 1, tireoidite de Hashimoto (hipotireoidismo autoimune) e esclerose múltipla poderiam se beneficiar com altas doses de vitamina D.

Fontes Naturais de Vitamina D

Imagem meramente ilustrativa

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.