ARTIGOS

Novembro Azul: novo estudo

Dr. André Luiz Maynart®, Endocrinologia, Brasil

08 Novembro 2017

Estudo mostra tratamento com compostos naturais que inibem o crescimento do câncer de próstata

Que a natureza é perfeita a ponto de nos fornecer alimentos com nutrientes capazes de prevenir e até tratar doenças, quase todo mundo já sabe.

Por outro lado, é verdade que a ciência tem um longo caminho para descobrir tudo o que os compostos naturais podem nos trazer em benefícios, principalmente no que diz respeito ao tratamento de determinadas patologias.

O câncer, por exemplo, é alvo de inúmeros estudos. E hoje, para contemplar o “Novembro Azul”, mês que corresponde à campanha em massa de conscientização do câncer de próstata, trouxemos um estudo publicado este ano, desenvolvido na Universidade do Texas, que mostra uma combinação de substâncias naturais com o potencial de inibir o crescimento desse tipo de tumor.

Ainda que o poder de algumas plantas no combate e prevenção do câncer de próstata -como é o caso do chá verde – já seja amplamente conhecido no campo científico, os pesquisadores responsáveis pelo estudo em questão avaliaram 142 compostos naturais, de forma isolada e depois uma combinação, daqueles que demonstraram melhores resultados. O teste foi aplicado em células animais (ratos) e humanas.

Ao final do estudo, observou-se que o ácido ursólico, um produto químico natural ceroso encontrado em cascas de maçã e alecrim; a curcumina, proveniente do açafrão; e o resveratrol, disponível na casca da uva roxa, compõem os nutrientes mais promissores em ação anticancerígena.

Adicionalmente, quando testadas juntas, as substâncias descritas acima demonstraram uma capacidade de bloquear a absorção de um nutriente que serve de “alimento” para as células de câncer de próstata, chamado glutamina.

Em outras palavras, a descoberta revela que a depleção desse nutriente impede o crescimento das células cancerígenas.

É preciso lembrar que as proporções ingeridas precisam ser maiores do que as consumidas em uma dieta comum, fazendo-se necessária a avaliação de um médico que possa prescrever o tratamento adequado a cada paciente.

 


Referências: Alessia Lodi, Achinto Saha, Xiyuan Lu, Bo Wang, Enrique Sentandreu, Meghan Collins, Mikhail G. Kolonin, John DiGiovanni, Stefano Tiziani. Combinatorial treatment with natural compounds in prostate cancer inhibits prostate tumor growth and leads to key modulations of cancer cell metabolism. npj Precision Oncology, 2017; 1 (1) DOI: 10.1038/s41698-017-0024-z

Quer receber nossos novas matérias antes de serem publicadas? Inscreva-se.