COZIDA OU ASSADA? 

A batata doce é uma hortaliça tuberosa do tipo raiz. Do ponto de vista nutricional, é um carboidrato fonte de amidos, sendo que são ricas em vitaminas A, C, B1 e B2, minerais como ferro, cálcio, fósforo e sódio. É considerada um alimento funcional graças a seu elevado teor em vitamina A que fortalece o sistema imunológico, suas fibras funcionais e suas antocianinas que agem como antioxidante, que além de nutrir o corpo, protege o organismo contra doenças crônicas. A batata doce também é considerada um carboidrato bom (ou “complexo”), devido ao fato de ter um baixo índice glicêmico.

Você deve estar se perguntando “o que é o índice glicêmico?”. O IG (índice glicêmico) mensura a velocidade em que o alimento se transforma em glicose. Ou seja, todo alimento possui um IG, assim causam diferentes impactos na glicemia – nível de açúcar no sangue. A batata doce tornou-se a primeira escolha de carboidratos entre os atletas e praticantes de atividades físicas como pré treino pois seu índice glicêmico evita o pico de insulina e consequentemente a hipoglicemia de rebote (diminuição rápida da glicemia após início do treino), que pode levar a queda de rendimento, mal estar e até desmaios.

Acontece que, a forma como a batata doce é preparada pode alterar drasticamente seu IG:

ASSADA

Quando assada no forno a batata doce tem seu índice glicêmico aumentado. Isso porque o calor desidrata a batata doce, quebrando os grânulos de amido. Essa quebra torna as cadeias de amido mais prontamente digeríveis no intestino delgado.

COZIDA EM ÁGUA

Cozinhar a batata doce em água, ao contrário do que acontece com a batata doce assada, não aumenta seu índice glicêmico. Isso ocorre porque a presença de água dificulta a quebra do amido durante o cozimento, mantendo os grânulos de amido resistentes à ação da amilase pancreática (que mantem seu IG baixo). Assim, a batata doce cozida em água, sob este aspecto, é melhor do que a assada.

É importante ressaltar que não deve-se deixar de consumir batata doce assada ou cozida! Basta que seja acompanhada por proteínas de qualidade e boas hortaliças para manter uma alimentação equilibrada e saudável!