NÃO PERCA SEU OBJETIVO CONQUISTADO, EVITE O CATABOLISMO!

Conquistar a hipertrofia exige uma disciplina para seguir uma dieta e um plano de treino rígidos. Além disso, é preciso estar atento para escolher os nutrientes corretos, pois o alto consumo de calorias pode gerar aumento de peso, acompanhado de muito acúmulo de gordura corporal.

E, quando falamos em manter ou melhorar a distribuição de massa muscular, tudo que não queremos é CATABOLIZAR, visto que este excesso de catabolismo de proteínas musculares pode gerar uma perda significativa na composição corporal.

COMO EVITAR O CATABOLISMO E NÃO TER PERDAS DE MASSA MUSCULAR?

  1. CONSUMA PROTEÍNAS REGULARMENTE (com intervalos de 2 a 4 horas): preferencialmente com proteínas de alto valor biológico, que contenham aminoácidos essenciais, um exemplo disso são as valiosas proteínas do soro do leite (Whey Protein) ou até mesmo proteínas com absorção um pouco mais lenta, mas com qualidade excelente de aminoácidos (como é o caso do Cycle-6).
  2. COMA FREQUENTEMENTE: se você não comer com frequência e ficar muito tempo em jejum, você vai catabolizar e isso pode te custar caro.
  3. CONSUMA CARBOIDRATOS + PROTEÍNAS: você pode optar por carboidratos complexos (batata doce, mandioca, arroz integral e etc) mas sempre acompanhado de proteína (frango, carnes magras, grãos, leites).
  4. HIDRATE-SE: a maioria das pessoas esquecem de beber água durante o dia, focam nos macros e micronutrientes e esquecem da água, mas boa parte do seu músculo é feito de água, então leve sempre ter uma garrafa de água por perto, coloque despertador se precisar para te lembrar.
  5. CREATINA: ela auxilia nos ganhos de força e potência e pode contribuir para maior hidratação intramuscular, favorecendo o anabolismo muscular, além de diversas evidências científicas que apontam seu efeito como agente antioxidante, combatendo os agressores do nosso organismo como as espécies reativas de oxigênio, que podem causar morte das células e alterações no DNA.
  6. LIMITE OS AERÓBICOS: atividades aeróbicas intensas esgotam os estoques de glicogênio e acaba tendo de recorrer às proteínas como fonte de energia. Limite seu treino aeróbico a no máximo três dias na semana, evitando passar de 30 minutos por dia.
  7. DESCANSE: enquanto você dorme, os níveis de hormônio de crescimento, testosterona e IGF-I aumentam, enquanto que os níveis de cortisol caem. Os dois primeiros atuam no crescimento muscular, enquanto que o cortisol é um hormônio relacionado ao estresse, uma das causas do catabolismo muscular.

Os detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é nossa saúde e objetivos!

Um acompanhamento médico e nutricional personalizado te ajuda a alavancar ainda mais esse processo!