Sempre presente nas ceias de Natal, também é muito utilizada na confecção de sanduíches, hambúrgueres, saladas de batata, entre outros pratos, a maionese ficou conhecida como um molho à base de uma emulsão semi-sólida de óleo vegetal comestível, gema de ovo ou ovo inteiro, vinagre ou suco de limão.

SERÁ QUE A MAIONESE FAZ MAL?

Já ouviu falar naquela história de que tudo em exagero faz mal? Pois bem, ao consumir em altas quantidades – mesmo a versão light – por inúmeros motivos pode-se dizer que a maionese faz mal à saúde. Veja:

CALORIAS: seu consumo pode levar ao acúmulo de calorias, o que leva a um aumento de peso perigoso e desnecessário. E nunca é demais lembrar que o excesso de quilos no corpo é fator de risco para problemas sérios de saúde como doenças no coração, desenvolvimento de câncer, hipertensão arterial, resistência à insulina, aumento do colesterol, diminuição do colesterol do bem – HDL – e aumento do colesterol do mal – LDL -, elevação de triglicerídeos, intolerância à glicose e diabetes.

COLESTEROL: sua grande quantidade de óleo em sua composição pode elevar as taxas totais de colesterol e o nível do colesterol ruim no organismo.

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR: uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Paraíba identificou um nível de 7% de intoxicação causados pela maionese. Por isso, é importante verificar a procedência dos produtos.

SÓDIO: uma colher de sopa – ou 12 g – de maionese light chega a apresentar 125 mg de sódio. Apesar desse nutriente ser importante para a contração muscular, a transmissão de impulsos nervosos, a regulação do volume e da pressão arterial, o equilíbrio dos fluidos corporais e a manutenção de níveis regulares de pH sanguíneo, quando ingerido em excesso, traz graves problemas à saúde, como pressão arterial alta, retenção de água, aumento do volume sanguíneo – o que dá mais trabalho para o coração na hora de mover esse sangue e gera mais pressão nas artérias -, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Esses malefícios se manifestam em pessoas que consomem a maionese em grande quantidade. Como sempre digo aqui: NADA EM EXCESSO É BOM, é necessário buscar o equilíbrio!

Vocês consomem esse alimento?