Já parou para imaginar isso? Que o açúcar é altamente viciante, tanto quanto cocaína? Chocante essa informação, não é mesmo?!
Estudos apontam que o consumo do açúcar causam reações no nosso corpo similares ao efeito da cocaína. Além do efeito metabólico sobre a insulina, o açúcar provoca a liberação de dopamina, conhecida como o hormônio do bem-estar.

Ao ingerirmos açúcar, os níveis de glicose no sangue aumentam, e para controlar esse aumento, é produzida a insulina, mas dependendo da quantidade ingerida de açúcar, se for muita, pode gerar uma hiperglicemia e gerando uma hiperinsulimia! Sobrecarregando os órgãos como o pâncreas, fígado, rins e até mesmo o cérebro.
Então, será que todo o prazer, euforia e bem estar que você sente quanto ingere açúcar vale a pena?
Da mesma forma que drogas ilícitas, dá prazer, no entanto, há pontos negativos para o corpo.
Estudos ainda comprovam que doses de açúcar em excesso podem prejudicar o aprendizado, memória, elava o risco de diabetes, pressão alta e derrame.
Quando é reduzido o consumo de açúcar no dia-a-dia, percebe-se nitidamente a melhora da qualidade do sono, a melhora da pele, digestão, melhora inclusive a saúde dental. E ainda prevenimos doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, etc..
Então, vamos fazer escolhas saudáveis, diminuir o açúcar refinado no dia-a-dia. e Optar por outras maneiras de adoçar, por exemplo xylitol, ou açúcar demerara.