A maioria das pessoas sonham em ter pouca gordura corporal e uma definição muscular invejável, porém, nem todos conhecem o Bulking e o Cutting. Há aqueles que desejam ter um shape aproximado dos bodybuilders, mas para isso é preciso ser regrado e ter conhecimento do que é necessário para ganhar massa muscular e perder gordura.

Nesse quesito, saber o que é cutting e o que é bulking é importante. Podemos dizer que cutting e bulking não andam juntos, mas se completam. Vem entender mais sobre essas estratégias!

BULKING: a fase de bulking tem como objetivo ganho de peso para aumento da massa muscular. O indivíduo passa a comer mais com a intenção de ganhar mais força, já que o peso está relacionado a ela. Infelizmente no bulking o ganho de gordura é inevitável, pois é necessário elevar a ingesta calórica, mas o ideal é que seja bem controlado mantendo o percentual de gordura entre 10% e 18%.

CUTTING: é um processo para a redução da gordura corporal (bodyfat – BF) tendo como objetivo principal a definição muscular. O melhor resultado de cutting é perder gordura mantendo a massa muscular magra. Geralmente é feito após o período de bulking. Quando há redução da camada de gordura, lembrando que a gordura fica entre a pele e os músculos, os músculos ficam visíveis e se estão trabalhados aparecem bem definidos. Nessa fase existe uma restrição calórica, baseada na restrição de carboidratos, porém é necessário haver cuidados para que a energia para treinamento que era vinda dos carboidratos não seja retirada dos músculos e sim da gordura em primeira instância, se não todo o processo de ganho de massa é perdido. O tempo de cutting vai depender da porcentagem de gordura corporal, do quanto o indivíduo deseja perder, da intensidade do treinamento e de vários outros fatores.

Você conhecia essas estratégias? Em qual fase você está?

LEMBRE-SE! Essas estratégias devem ser acompanhadas por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física!