NÃO EXISTE MÁGICA, EXISTEM HÁBITOS! 

O metabolismo nada mais é do que a forma como nosso organismo processa as calorias que ingerimos. Enquanto se é jovem, o metabolismo é rápido. Por isso, na adolescência, muitos comem sem parar e continuam magros, mesmo depois de um pacote inteiro de bolacha recheada, por exemplo.

Depois dos 30, entretanto, a coisa pega. Principalmente nas mulheres, cujo organismo tem mais tecido gorduroso e esse é o grande problema: as células de gordura queimam menos calorias que as de músculo, a conhecida massa magra. Para não deixar o metabolismo ficar lerdo, as dicas são muitas, da alimentação à prática de exercícios. Vamos lá?

  1. FAZER MUSCULAÇÃO: a prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Ganhar massa magra também é ótimo, já que esta gasta mais energia que o tecido de gordura.

  2. COMER MAIS PROTEÍNAS: aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas faz com que o organismo gaste mais calorias para processar esse nutriente durante a digestão, além de estimular o ganho de massa muscular, que é um tecido que gasta muito mais calorias do que a gordura. Assim, quanto mais músculos, mais acelerado fica o metabolismo. Os principais alimentos ricos em proteínas são carnes, frango, ovos, peixes e queijos, que devem ser consumidos em praticamente todas as refeições do dia.

  3. BOAS NOITES DE SONO: Dormir de 8 a 9 horas por noite é essencial para regular a produção hormonal, melhorar a disposição e estimular o ganho de massa muscular. É durante o sono que ocorre a maior produção de GH, o hormônio do crescimento, que irá estimular a hipertrofia muscular. Também é com um bom descanso que o músculo se recupera do treino e cresce, e quanto mais massa muscular tiver no corpo, maior será o metabolismo e a queima de calorias.

  4. INGERIR ALIMENTOS TERMOGÊNICOS: alimentos termogênicos, como pimenta, canela, gengibre, café e chá verde, podem ajudar a aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gorduras. Esses alimentos podem ser inseridos na dieta e devem ser consumidos diariamente.

  5. MANTER-SE HIDRATADO: a água é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de água por dia, pelo menos. A água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-la na temperatura normal.

Qual é o seu objetivo? Esses hábitos fazem parte da sua rotina?