SIM, OS INTEGRAIS SÃO MAIS CALÓRICOS!

Mas são mais saudáveis!

Entenda!

É simples: ALIMENTOS INTEGRAIS MANTÊM A SACIEDADE POR MAIS TEMPO que os refinados. Por isso, é mais inteligente consumir um alimento integral (mesmo que mais calórico) que vai te deixar mais satisfeito por mais tempo do que um alimento refinado que vai exigir mais uma porção em pouco tempo.

Como em tudo o que tem a ver com a alimentação, o excesso pode provocar efeitos não desejados e, além disso, negativos. Comer demasiados alimentos que sejam integrais está diretamente relacionado em alguns casos com o risco de obesidade. Incorporar muita fibra à nossa dieta de forma repentina pode fazer com que tenhamos problemas estomacais que podem se derivar em um excesso de peso em longo prazo.

Outra dica: nem todos os alimentos considerados light são integrais, e isso não quer dizer que vão deixar de contribuir com calorias ao organismo. Os alimentos integrais são aqueles que conseguem manter sua integridade físico-química, ou seja, que não tenham sido processados industrialmente.

Aqueles que são integrais não terão passado por diferentes processos de desidratação, aquecimento a temperaturas muito altas ou um cozimento desnecessário para tirar-lhe suas propriedades e acrescentar-lhes um sabor ou cor diferente. Por isso, são diferentes dos light, que a priori têm menos calorias do que os alimentos normais, mas que em nenhum caso tem a ver com os integrais, uma vez que os light já foram processados.

Então já sabem: apesar dos alimentos serem mais nutritivos, são mais calóricos. Consumam com sabedoria e sem excessos 😉

Envie este artigo para quem tem essa dúvida também!