ENTENDA SOBRE O HORMÔNIO QUE AGE NO REGULAMENTO DA FOME E APETITE!

A leptina é um hormônio produzido pelas células de gordura, que age diretamente no cérebro e que tem como principais funções CONTROLAR O APETITE, REDUZIR A INGESTÃO DE ALIMENTOS E REGULAR O GASTO ENERGÉTICO, permitindo manter o peso corporal.

Em situações normais, quando o corpo possui muitas células de gordura, ocorre um aumento da produção de leptina, que envia ao cérebro a mensagem de que é preciso diminuir a ingestão de alimentos, de forma a controlar o peso. Por isso, quando a leptina aumenta, existe diminuição do apetite e a pessoa acaba comendo menos. 

No entanto, em algumas pessoas a ação da leptina pode estar alterada, o que faz com que, mesmo que se tenha muita gordura acumulada, o corpo não responda à leptina e, por isso, não acontece uma regulação do apetite e pessoa continua tendo muito apetite e dificulta, o que dificulta o emagrecimento.

Assim, saber como melhorar a ação da leptina pode ser uma boa estratégia para conseguir emagrecer de vez e para sempre!

LEPTINA ALTA

A leptina alta ou hiperleptinemia, geralmente ocorre em casos de OBESIDADE, pois como se tem muitas células de gordura, a produção de leptina está sempre aumentada, quando isso acontece, o cérebro passa a considerar a leptina alta como sendo normal e sua ação de regular a fome deixa de ser eficaz. Esta situação é conhecida como resistência à leptina.

Além disso, a ingestão de alimentos como produtos industrializados, processados, enlatados, ricos em gordura ou açúcar, por exemplo, podem causar uma inflamação nas células, o que também contribui para a resistência à leptina.

O QUE FAZER QUANDO A LEPTINA ESTÁ ALTA

Algumas formas simples de reduzir e normalizar os níveis de leptina alta e reduzir a resistência a esse hormônio, contribuindo para a perda de peso são:

  1. Evitar alimentos que causam resistência à leptina;
  2. Seguir uma dieta saudável e equilibrada;
  3. Fazer atividade física;
  4. Dormir bem.

Você sente dificuldade para emagrecer? Sabe como está seu nível de leptina?

Solicite um exame ao seu médico!