PERDER GORDURA SEM PERDER MASSA MUSCULAR É O DESAFIO DE QUEM ESTÁ COMEÇANDO O CUTTING!

Se você está nessa, confira algumas dicas para não perder massa muscular durante este período.

  • COMA PROTEÍNA: é preciso fornecer uma quantidade de proteína suficiente para que o corpo tenha aminoácidos para manutenção da massa muscular. Em comparação a digestão dos carboidratos e gorduras, nosso corpo precisa trabalhar mais para quebrar as proteínas em aminoácidos e então administrar seu uso pelo corpo inteiro. Por este motivo, você terá mais saciedade!
  • CONTINUE TREINANDO: a musculação é o que estimula o corpo a construir massa muscular! Se este estímulo é cortado durante o cutting, a chances de perder massa muscular é muito maior. É através da dieta que gera-se o déficit calórico, por isso, você deve continuar treinando normalmente.
  • PRIORIZE ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO: durante o cutting o corpo não possui ampla reserva de glicogênio (nossa principal fonte de energia). Por isso, é comum a queda da performance no treino. A alimentação nos horários próximos ao treino é crucial para você treinar em seu máximo. Além disso, falhar em fazer isso poderá fazer seu corpo a usar o tecido muscular como fonte de energia!
  • NÃO REDUZA A QUANTIDADE DE CALORIAS DRASTICAMENTE: ao cortar calorias demais, sua performance nos treinos vai cair muito, talvez o suficiente para perder massa. Sem a quantidade suficiente de calorias, o corpo será obrigado a usar a massa muscular como fonte de energia. Não é recomendado cortes maiores que 20% de calorias da sua necessidade diária.
  • EVITE AERÓBICOS EM EXCESSO: assim como no treino, a atividade aeróbica requer energia. Se você estiver fazendo essas atividades em excesso, você precisará de mais energia. Em excesso, o aeróbico gera liberação excessiva de cortisol, resultando na quebra do tecido muscular para gerar glicose. Três sessões de 30 a 40 min semanais é o suficiente para quem está fazendo o cutting.

Comente se você está fazendo cutting e quais são as suas dificuldades!