É POSSÍVEL?

Sim, é totalmente possível obter hipertrofia muscular usando apenas exercícios com o peso do corpo, porém há limitações dependendo de qual seja o seu objetivo.

Veja, é possível desenvolver um corpo bacana apenas fazendo exercícios como flexões de braço e barras. Porém quando usamos apenas o peso do corpo como resistência durante os exercícios isso poderá limitar seus resultados no longo prazo. Entenda.

INICIANTES PODERÃO TER HIPERTROFIA USANDO APENAS EXERCÍCIOS COM PESO DO CORPO

Exercícios com peso do corpo poderão ser muito eficientes para quem não tem acesso a uma academia e nunca treinou antes. Em uma situação como essa, quando o corpo nunca conheceu o estímulo do treino antes, usar apenas o peso do corpo como resistência já será mais do que o suficiente para estimular hipertrofia. Na verdade, é possível especular que esse estímulo inicial poderá ser tão eficiente quanto o estímulo recebido dentro de uma academia, usando os mais variados equipamentos. Usar apenas exercícios com o peso do corpo como flexões, barras, abdominais e outros do gênero, é possível criar a fundação inicial e ganhar massa muscular, saindo da fase de total iniciante. Mas isso na maioria das vezes não será o suficiente caso você queira construir um corpo completo, harmonioso e com massa muscular acima do comum.

 LIMITAÇÕES DOS EXERCÍCIOS COM PESO DO CORPO

Mesmo que você faça uso dos mais variados exercícios usando apenas o peso do corpo, não será possível sobrecarregar alguns grupos musculares de forma eficaz. O exemplo mais óbvio disso são grupos musculares como coxas, panturrilhas e glúteos. Você começa a desenvolver força nos músculos do tronco, mas se músculos que ajudam a sustentar a coluna, como o glúteo, forem fracos você começará a sobrecarregar a lombar. Logo a lombar começará a doer e outros músculos começarão a compensar a sua lombar que está sobrecarregada, e logo você começa a ter problemas em outros lugares no corpo. Os exercícios usando apenas o peso corporal deixam a desejar quando se trata de atingirem músculos como bíceps, tríceps e cabeças específicas dos deltoides. Quando começamos a treinar, é possível gerar um bom desenvolvimento nesses músculos com qualquer estímulo, ou seja, até mesmo com o peso do corpo haverá crescimento muscular. Mas não demorará muito e você precisará de mais sobrecarga para continuar crescendo, o que inevitavelmente necessitará de mais cargas.

EXCEÇÕES

Você provavelmente já deve saber que não há verdade absoluta na musculação e que em toda regra há uma ou mais exceções. Não seria diferente com os exercícios com peso do corpo, ou seja, há situações onde os exercícios com peso do corpo poderão ser a sua melhor escolha. Por exemplo: você pode se encontrar em uma situação onde simplesmente não é possível treinar em uma academia ou usar pesos. Nessas situações usar exercícios valem muito a pena e é infinitamente melhor treinar assim do que simplesmente abandonar o treino pensando que isso não vale a pena. Apenas seja realista a respeito de quanta massa muscular você poderá obter usando apenas o peso do corpo. Outro exemplo comum é em casos de lesões. Os exercícios com peso do corpo costumam ser mais amigáveis às articulações do que exercícios usando pesos livres. Pode ser mais fácil voltar a treinar depois de uma lesão treinando com o peso do corpo para então migrar, novamente, para os pesos livres.

Por fim, exercícios com peso do corpo podem ser uma opção efetiva para gerar hipertrofia e melhorar o seu corpo, mas na prática, isso será aplicável em situações específicas. Você poderá ter ótimos resultados começando a treinar com o peso do corpo, mas eventualmente precisará migrar para os pesos livres.