VOCÊ SABE O PAPEL DOS MACRONUTRIENTES?

Os três macronutrientes: CARBOIDRATO, PROTEÍNA E GORDURA, são componentes encontrados na alimentação e, fundamentais para que os processos metabólicos do nosso organismo ocorram de forma correta. Além de, serem os responsáveis por fornecer 100% da energia necessária para o corpo humano, também essenciais tanto no processo de EMAGRECIMENTO quanto na busca pela HIPERTROFIA!

Os três macros devem ser ingeridos diariamente visando assegurar saúde. Porém, o percentual diário de ingestão de cada macronutriente deve ser analisado individualmente. Isso se deve visto que cada pessoa exerce diferentes atividades em seu dia a dia, além de uma rotina distinta, o que a faz ter demandas alimentares diferenciadas.

CARBOIDRATOS: responsáveis por fornecer a maior parte da energia, na forma de glicose, necessária a manutenção das atividades diárias de uma pessoa; a liberação adequada de insulina pós consumo de carboidratos. Também, ao estímulo da síntese proteica, contribuindo na regulação desse metabolismo; e, é necessário para um funcionamento normal do sistema nervoso central. A glicose é estocada em forma de glicogênio no fígado e nos músculos. O glicogênio hepático (fígado) é o responsável por manter os níveis de açúcar no sangue, e o glicogênio muscular (músculo) é utilizado pelas fibras musculares como fonte de energia quando esse é recrutado, como no caso de exercícios físicos. E o que é consumido em excesso é convertido em glicose, sendo armazenado no tecido adiposo (gordura). A quantidade necessária de ingestão desse nutriente dependerá muito da individualidade e objetivos de cada pessoa.

PROTEÍNAS: são indispensáveis ao corpo humano, visto que essas são as fornecedoras de aminoácidos essenciais para o organismo, sendo eles os responsáveis pela construção, reparação e renovação muscular, a partir do estímulo nutricional para a síntese proteica muscular.  Também, auxiliam no desenvolvimento celular e transporte do oxigênio pelas hemoglobinas. Além disso, os aminoácidos são precursores para algumas enzimas, hormônios (insulina e GH) e da resposta imune.

GORDURAS: responsáveis por sintetizar hormônios e ácidos biliares. Além disso, são o veículo de algumas vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e por apresentarem menos oxigênio em sua composição, fornecem taxas maiores de energia ao corpo. Por isso, sua ingestão diária deve ser moderada e muito bem calculada no plano alimentar prescrito. Deve-se dar preferência para alimentos vegetais e/ou seus respectivos óleos, como, por exemplo: azeite, abacate, oleaginosas e óleos vegetais (girassol, canola). E de forma moderada, outros alimentos fontes de lipídios, como o chocolate de preferência com ao menos 70 % cacau, também podem ser consumidos.

Lembre-se de consultar um nutricionista para saber a quantidade indicada para você conforme sua individualidade e objetivo!