UM MÊS SEM ATIVIDADE FÍSICA PODE FAZER A PESSOA PERDER ATÉ 30% DA CAPACIDADE MUSCULAR ADQUIRIDA EM UM ANO DE TREINO!
Você tira férias do treino também? É normal, durante as férias, as pessoas passarem de três a quatro semanas sem uma rotina de exercícios. Mas, há quem emende as férias com com o carnaval e fica até 45, 60 dias sem ir à academia, e isso não é bom porque a perda muscular está diretamente relacionada ao histórico de treinos da pessoa.
Quem vinha de um período de três meses de treino, mesmo que fosse um treino intenso, essa grande parada vai resultar em uma grande perda, pois não está acostumado com a manutenção. Já quem treina há quatro ou cinco anos, regularmente, esse intervalo traz pouca perda, de 5% a 10% da capacidade. Os treinos de resistência, como musculação e levantamento de peso tem perda baixa em 30 dias de ausência na academia, enquanto a flexibilidade e o alongamento, quando você fica de 15 a 20 dias afastado, há uma perda muito maior.
Infelizmente, se a pessoa passou longe da academia nesses dois primeiros meses do ano e não fez nenhuma atividade alternativa para manter o corpo em movimento, o melhor a fazer é buscar uma recuperação em longo prazo e caprichar na alimentação.
NA VOLTA: CUIDADO COM AS LESÕES
A lesão mais comum no período de retorno aos treinos é a distensão muscular. A pessoa acha que pode voltar a treinar como treinava antes e o músculo não aguenta aquela carga e acaba rompendo a musculatura.
A hipertrofia muscular buscada com a musculação é resultado de microlesões: quando o corpo se exercita, coloca muita tensão nos músculos, o que faz com que eles desenvolvam pequenas lesões microscópicas. Essas micro-lesões são necessárias para o crescimento muscular, pois, sem dano (estímulo), não pode haver resposta do corpo.
Quando seus músculos estão danificados, seu corpo irá recrutar aminoácidos para reparar o músculo, reconhecendo que esse músculo estará sujeito a esse tipo de dano e reconstrói o músculo maior e mais forte para se adaptar a este novo estímulo.
Se a pessoa ficou dois meses sem treinar, o cuidado que ela tem que tomar é de NUNCA VOLTAR COM A MESMA INTENSIDADE e o mesmo volume de treino que ela fazia quando parou. Quando você para o corpo pensa “estou forte e não preciso estar forte assim”, então ele volta à estaca zero, como se nunca tivesse treinado. Então É PRECISO DIMINUIR A CARGA, A QUANTIDADE DE SÉRIES, FAZER UM TREINO ADAPTATIVO de como se nunca tivesse treinado.
Esse treino de readaptação deve durar entre três e quatro semanas. Se essa pessoa treina há algum tempo, tem uma memória muscular que permite que, entre três semanas e um mês, o corpo retome sua rotina normal de exercícios.
Quem aí está preparado para voltar a treinar?