Por muito tempo, a pasta de amendoim foi considerada um alimento gorduroso e que passava longe de qualquer dieta que visasse o emagrecimento ou ganho de massa magra.
Mas então, como explicar o crescente consumo deste alimento nos últimos anos tanto por praticantes de atividade física quanto por pessoas que procuram a melhora da saúde em geral?
A pasta de amendoim é um alimento rico em nutrientes essenciais para a saúde. Ela pode proporcionar diversos benefícios, principalmente para quem treina.
Veja os principais benefícios:
- Redução da fome: a gordura monoinsaturada e a proteína da pasta de amendoim aumentam a sensação de saciedade. Assim, consumi-la em suas refeições pode te ajudar a reduzir o apetite e diminuir a ingestão de calorias nas refeições seguintes. Mas, por ser rica em calorias, o consumo da pasta de amendoim deve ser feito com moderação e de acordo com as suas necessidades nutricionais.
- Aumento da energia: por conter uma boa quantidade de gordura e calorias, pode aumentar a energia para o treino, principalmente, para quem está em uma dieta low carb. Também ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável, prevenindo a hipoglicemia e queda de rendimento durante os treinos.
- Redução da gordura corporal: a pasta de amendoim ajuda a reduzir gordura corporal, por ser uma grande aliada das dietas low carb. Ela auxilia na sensação de saciedade e com isso fica mais fácil controlar a ingestão calórica, além de não conter açúcar, sendo uma ótima opção para matar a vontade de comer doces.
- Ganho de massa muscular: por conter alta quantidade de calorias, gorduras boas e boa quantidade de proteína, ajuda as pessoas a chegarem nas suas necessidades nutricionais mais rápido. Para ganhar massa muscular, é necessário aumentar o consumo de calorias, proteína e gordura e aí que entra a pasta de amendoim. Ela pode ser uma boa aliada nos lanches e até suplementos alimentares.
- Prevenção de doenças cardiovasculares: a presença de gorduras monoinsaturadas na pasta de amendoim, ajuda a proteger a saúde do coração e prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom), além de apresentar ação antioxidante e anti-inflamatória.
MAS ATENÇÃO! Ela deve ser consumida com moderação!
O excesso pode levar ao ganho de peso corporal que é um fator de risco para as doenças cardiovasculares.
Não se engane com as pastas de amendoim encontradas por aí.