Quando o assunto é testosterona, logo relacionamos ao sexo masculino, pois é um hormônio que os homens naturalmente produzem mais que as mulheres, chega a ser 10 a 30 vezes mais alta a taxa hormonal da testosterona no homem do que na mulher.
Mas não é por isso que as mulheres não devem dar atenção, pois a queda da taxa hormonal, pode gerar esses problemas que vemos na imagem e na lista logo abaixo.
Normalmente a taxa hormonal começa a diminuir nos homens a partir dos 30 anos, e dependendo do estilo de vida que a pessoa leva, o declínio pode ser ainda mais precoce.
Já nas mulheres, por terem um bioindicador natural (menopausa), fica mais fácil de perceber a queda hormonal de modo geral, mas é sempre válido o acompanhamento de exames, para ver se as taxas estão dentro do padrão.

PRINCIPAIS SINTOMAS DE BAIXOS NÍVEIS DE TESTOSTERONA
– Diminuição da libido
– Menor desempenho sexual
– Cansaço excessivo
– Dificuldade para construir músculos
– Acúmulo de gordura corporal
– Perda da massa óssea
– Diminuição da massa muscular

PRINCIPAIS MOTIVOS DA QUEDA DA TESTOSTERONA
– Envelhecimento
– Lesões ou infecções
– Obesidade
– Alcoolismo
– Cirrose do fígado
– Estresse
– Insuficiência renal crônica
– Disfunção da glândula pituitária

Depois de identificar a causa da testosterona baixa, dependendo do caso, já é possível somente com a alimentação e exercícios físicos (principalmente musculação) já aumentar a produção natural da testosterona, no entanto dependendo do caso, e após uma análise dos exames laboratoriais seja necessário uma modulação hormonal, obviamente tudo deve ser acompanhando com um médico especializado no assunto.

Aconselho a todos check-ups periódicos, pois somente assim é possível ter controle das taxas hormonais (não somente a testosterona); quanto mais cedo se atentar aos níveis hormonais melhor, pois só assim é possível prevenir o desencadeamento das condições que estão na imagem .